TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Casos: Contabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 – DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 4

2.1 – Sociedade Limitada 4

2.2 – Sociedade Limitda (EIRELI) 4

2.3 - A DIFERENÇA ENTRE UMA EMPRESA DE NATUREZA JURIDICA LTDA, COM DOIS SOCIOS E UMA EMPRESA DE NATUREZA JURIDICA LTADA COM UM ÚNICO SOCIO - EIRELI .......................................................................................5

2.3.1 - EMPRESA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI) ............................5

2.3.2 - SOCIEDADE LIMITADA ...................................................................................5

2.4 - PASSOS PARA REGISTRAR UMA EMPRESA NO ESTADO DE MINAS GERAIS .......................................................................................................................5

2.5 – FORMALIZAÇÃO DE UM NEGÓCIO .................................................................6

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................11

REFERÊNCIAS .........................................................................................................12

APÊNDICE ................................................................................................................13

APÊNDICE A - CONTRATO SOCIAL .......................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Apresento neste trabalho os fundamentos da contabilidade empresarial, demonstrarei como deve ser feito a constituição de uma empresa. Será demonstrado as definições e diferenças apresentadas entre empresas jurídicas limitada com dois sócios e com um sócio EIRELI, com toda fundamentação legal.

Também apresento o passo-a-passo para registro de uma empresa perante a Junta Comercial, Receita Federal, Estadual e Municipal, sincronizando as informações.

Por fim, a elaboração do contrato social.

2 – DESENVOLVIMENTO

Inicialmente explico o que é uma Sociedade Limitada e uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

2.1 – Sociedade Limitada:

O objeto da Sociedade Empresarial é o exercício de atividade própria de empresário sujeito ao registro, independentemente de seu objeto, devendo inscrever-se na Junta Comercial do respectivo Estado. (CC art. 982 e parágrafo único).

A Sociedade Empresária é aquela onde se exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa. Desta forma, podemos dizer que sociedade empresária é a reunião de dois ou mais empresários, para a exploração, em conjunto, de atividade(s) econômica(s). Os sócios respondem de forma limitada ao capital social da empresa, pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores.

2.2 – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI):

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.

A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.

Ao nome empresarial deverá ser incluído a expressão "EIRELI" após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) poderá também resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.

A EIRELI será regulada, no que couber, pelas normas aplicáveis às sociedades limitadas.

2.3 – A DIFERENÇA ENTRE UMA EMPRESA DE NATUREZA JURIDICA LTDA, COM DOIS SÓCIOS E UMA EMPRESA DE NATUREZA JURIDICA LTDA COM UM SÓCIO – EIRELI.

2.3.1 - EMPRESA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI):

Pode abrir uma empresa EIRELI toda pessoa física que exerce atividade econômica sem sócios. Em caso de dívidas o patrimônio pessoal do empresário não será usado para cumprir as obrigações, sendo esta a principal diferença. Pode-se afirmar que há uma separação entre os bens da empresa e os pessoais do sócio. Exige-se o mínimo de 100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com