TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Para não Contadores

Exames: Contabilidade Para não Contadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

Como nasceu a filosofia???

Quando se fixou na terra, o homem passou a viver de forma mais segura e confortável, o que permitiu que ele passasse a refletir a respeito de sua própria condição, indagando sobre suas origens e sobre os fenômenos naturais. Na busca de compreender seu lugar no mundo, ele concebeu primeiro a TEOGONIA, que vem do grego theos,deus+genea, origem, representada por um conjunto de deuses que constituíram o saber mitológico desses povos. Os primeiros pensadores gregos foram os pré-socráticos da Escola Jônica, dividida em Escola Jônica Antiga (Tales, Anaximandro e Anaximenes) e Escola Jônica Nova (Heráclito, Empédocles e Anaxágoras). Porém, eles se concentravam somente no primeiro elemento formador de tudo aquilo que observavam, sem se preocupar com as causas das mudanças.

O pensamento filosófico teve inicio nas colônias gregas, nos séculos VI e V a.C., da região periférica (pré-socráticos)para o centro, em Atenas (sofistas e filósofos socráticos). Há também um questionamento se a filosofia na Grécia não seria produto de filosofias orientais, pertencentes a outras civilizações. Como resposta, há basicamente duas correntes que se ocupam em delimitar essas influências . Uma delas acredita que a filosofia grega seria mesmo resultado da contaminação cultural com o pensamento de outros povos. Já a segunda, destaca que a filosofia grega revela-se como produto único dos gregos, livre de qualquer influência estrangeira. Atualmente, o mais correto seria considerar a combinação das duas possibilidades

A filosofia antiga pode ser dividida em três períodos:

01- Primeiro período: do século VII até o ano de 450 a.C. de Tales até Sócrates. Caracteriza-se pela formação ou juventude , de uma vez que é durante ele que se estuda a natureza, passando a ser conhecido e chamado de Período Cosmológico.

02- Segundo período: de 450 a.C. até o século III d.C. de Sócrates até o ecletismo. Seu foco central está no ser humano; por isso , essa fase recebeu o nome de Período Antropológico

03- Terceiro Período: do século I até o século VI d.C. Por três séculos coincide com o período antropológico; mas deixa evidente a decadência da filosofia grega, e seu foco passa a ser Deus ou a união Teosófica com Ele. Por essa razão, denomina-se Período Teosófico.

Sócrates foi um divisor de águas na história da filosofia na Grécia Antiga, que divide entre os filósofos pré-socráticos e pós-socráticos , tal foi a sua relevância para o pensamento filosófico ocidental. Consagrado na sua época como o mais sábio e inteligente dos homens, Sócrates revelava na sua postura filosófica o quanto era importante levar o conhecimento para os gregos por meio do diálogo como forma pedagógica de transmissão de saber . Ele também acreditava que alma humana era imortal e que teria recebido a missão do deus Apolo de alertar o homem sobre a necessidade de conhecer a si mesmo. Além disso, duvidava da possibilidade de a virtude ser ensinada , uma vez que a moral pressupõe uma questão de inspiração e não de parentesco, já que pais moralmente perfeitos podem não gerar filhos iguais a eles. Sócrates destacou ainda que suas idéias não eram próprias , mas sim de seus mestres, entre eles Pródico e Anaxágoras de Clazômenas. Chamou a atenção para limitação da sua sabedoria e da própria ignorância, atribuindo os erros cometidos à ignorância, pois jamais assumiu ser um homem sábio.

No pensamento filosófico de Platão, essa busca racional possui uma natureza mais contemplativa, o que simplifica a busca da verdade no interior do próprio homem como um agente participante da essência do ser. Da mesma forma que Sócrates, ocupou-se em desvendar as verdades essenciais das coisas por meio do conhecimento, desconsiderando o homem na condição de corpo, mas ressaltando a sua alma pla perfeição e com direito as um lugar no mundo perfeito das ideias. No entanto, esse formalismo pode ser encontrado na experiência sensitiva. Para ele, também o conhecimento deve ser concebido para uma finalidade moral, com objetivo de elevar o homem à instância da bondade e felicidade . Assim sendo, a maneira de conhecer era, de fato, uma forma de reconhecimento, possibilitando o reencontro do ser humano com as verdades já conhecidas e capacitando-o a discernir sobre o que existe entre as aparências de verdades e as verdades propriamente ditas. Conhecido como o pensador que mais influenciou a filosofia ocidental. Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcidia em 384 a.C. Na condição de discípulo de Platão, ele discordava de uma parte fundamental da filosofia do seu mestre, que concebia dois mundos distintos, um dominado pelos sentidos humanos, em processo de mutação perene, e outro como sendo das ideias, acessível apenas pelo pensamento intelectual, que é imutável e atemporal. Aristóteles aceitava somente a existência do mundo em que vivemos , alegando que aquilo que se encontra além da experiência humana não poderia fazer sentido algum para o homem. Na filosofia aristotélica, a lógica é considerada como uma introdução para o conhecimento, baseada em uma estrutura de raciocínio que inclui pressupostos criados para que se possa chegar à etapa conclusiva.

Se traçarmos um perfil da filosofia medieval pelo seu conteúdo, naquilo que corresponde à sua essência espiritual, podemos conceituá-la como o pensamento filosófico ocidental que vem desde Santo Agostinho e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com