TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladores em estratégia e planejamento operacional

Trabalho acadêmico: Controladores em estratégia e planejamento operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.493 Palavras (18 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Professor Orientador: Teobaldo

Controladoria e Sistemas de Informações Contabeis

Cuiabá

2013

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A Controladoria na Estratégia e no Planejamento Operacional.

Acadêmicos (as)

Ediana Muniz de Aguiar Bueno RA: 1054009106

Miriam Muniz de Aguiar RA: 1054009472

Tárcio Fontes Ramos RA: 1099191299

Valdiney Montalvão RA: 1053010563

Marcilene S C Pontes RA: 6848480974

Trabalho apresentado para avaliação de Atividades Pratica Supervisionado de Controladoria e Sistemas de Informações Contábeis da Faculdade Anhanguera de Cuiabá, ministrado pelo Professor e Orientador Teobaldo.

Cuiabá

2013

Sumário

1. Introdução 4

1.1. Controladoria e Estratégia Operacional

2. A Controladoria na Estratégia 5

2.1. Processos do Balanced Scorecard na organização 7

2.2. Comentários sobre os Riscos 8

3. A Controladoria no Planejamento Operacional 9

3.1. Estruturação do Ativo e passivo da empresa 11

3.2. Alavancagem 12

3.3. Alavancagem Operacional 13

3.4. Alavancagem Financeira 14

3.5. Alavancagem Combinada 16

4. Considerações Finais 17

5. Referencias 18

1. Introdução

A atuação do órgão de Controladoria pode ser visto por duas vertentes: a primeira como unidade de negócio que facilita a disseminação das informações as demais unidades da organização para que consigam trabalhar suas estratégias; segunda, como um órgão da administração que procura alinhar o processo estratégico de decisões de cada área que compõe a organização, com o intuito de todos atingirem os objetivos estratégicos da empresa. As constantes mudanças nos diversos ambientes das empresas exigem a maximização do desempenho e do controle empresarial. Neste sentido, a Controladoria exerce papel preponderante na empresa, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão.

A estratégia consiste em mobilizar todos os recursos possíveis da empresa para atingir objetivos de logo prazo. A empresa que deseja crescer com uma base sólida precisa saber elaborar estratégias eficazes, fundamental, para obter a consistência essencial à sobrevivência de logo prazo. Muitas empresas acabam canalizando sua visão e recursos em busca de resultados imediatos e com isso acabam por relegar a estratégia.

Em especial, a controladoria se apóia num sistema de informações e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões.

Conclui-se que a liderança, num planejamento estratégico, deve ser pragmática e flexível às mudanças, desenvolvendo ações corretivas constantes focando seus objetivos e metas estratégicas de forma a manter a sobrevivência, o crescimento e a diferenciação competitiva.

2. A CONTROLADORIA NA ESTRATÉGIA

 Lauda: Estudo de Caso da Nintendo

O jogo começa na aparência que conduz à sedução. É o marketing de percepção. Você precisa captar a atenção do cliente para que ele escolha, entre as inúmeras alternativas, o seu ponto. Isso envolve a fachada, o letreiro e até mesmo o nome do estabelecimento. Neste caso, falamos de jogos online onde a empresa Nintendo de origem japonesa foi analisada pela sua estratégia de negocio ao longo do tempo. A Nintendo possuía grande preocupação com os valores familiares, e sempre aprendendo com os erros dos jogos impróprios da concorrência, mesmo sendo uma empresa nova no mercado, buscava estratégia para conquistar seu espaço, assumindo riscos da venda de seus produtos. A grande oportunidade da Nintendo foi se aproveitar do mercado de clientes decepcionados com os jogos da Atari. As ameaças a que a Nintendo estava exposta eram a recuperação da Atari e a entrada de novos concorrentes, a rivalidade entre os concorrentes era fraca, pois a concorrência não acreditava que esse mercado poderia surgir novamente, deixando o espaço livre para a Nintendo, chegaram ao mercado a Sega, que se tornou um grande concorrente da Nintendo, durante muito tempo as duas empresas disputaram intensamente o mercado.

Em 1992 a Sega e a Nintendo travaram uma grande disputa de marketing, como a Nintendo possuía como força a associação com as Softhouses, gerou aparição de muitos jogos que eram atrativos e o próprio time de desenvolvimento da Nintendo foi responsável pela criação de personagens de grande peso, porem o ponto fraco da Nintendo era ser super controladora em relação das Softhouses que caso não se submetesse “as leis” , não poderiam mais produzir jogos para ela.

As ameaças a que a Nintendo estava exposta eram a popularização dos jogos de computadores, a entrada dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com