TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crack droga das drogas

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

andré valejos

Crack: a droga das drogas

reflexos de uma combinação potente

[pic 2]

Cruz das Almas - Bahia

2012

andrÉ vallejos

Crack: a droga das drogas

reflexos de uma combinação potente

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do primeiro semestre 2012.1

Professores: Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi

Cruz das Almas - Bahia

2012


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................... 5

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................... 6

2.1 A Socialização................................................................................................... 6

2.1.1 O crack: uma combinação maléfica............................................................... 7

2.1.2 O programa  federal de combate ao crack..................................................... 8

2.1.3 Uma cristolândia em meio a cracolândia........................................................ 9

3. CONCLUSÃO......................................................................................................10

REFERÊNCIAS...................................................................................................... 1

               


RESUMO

Este trabalho busca demonstrar como o crack tem expandido, dos grandes centros urbanos aos pequenos municípios do Brasil, e quais as providências que estão sendo tomadas, algumas pela própria sociedade, outras pelo governo federal. Busca também estimular a discussão de atitudes preventivas, já que tratar do problema, uma vez enraizado, sai muito mais caro para os cofres públicos e traz imensos transtornos para a família do usuário e para a sociedade como um todo.

Palavras-chave: Crack. Drogas. Cracolândia. Cristolândia.


  1. INTRODUÇÃO

__________________________________________________________

        O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o tratamento dado ao problema do crack tanto nas metrópoles como nos pequenos centros do Brasil. Para tanto foram analisados artigos atuais sobre o tema, tanto artigos acadêmicos como também na imprensa on-line e o programa federal de combate ao crack do Ministério da Saúde.

          O crack, droga feita a partir da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio e cinco vezes mais forte que a própria cocaína, tem sido tema de muitas discussões no cenário atual da sociedade, não somente no Brasil como em todo mundo. Algumas atitudes de combate ao uso da droga têm sido tomadas tanto pelo Estado como pela sociedade. Sem dúvida é uma droga poderosa, pois produz não somente distúrbios na vida do usuário, mas também de uma gama muito maior de envolvidos.

        Este trabalho pretende inspirar discussões sobre o tema, principalmente às vésperas de uma Copa do Mundo, em 2014, onde sabemos que medidas drásticas serão tomadas sem realmente oferecer aos dependentes químicos e suas famílias tratamento digno.

2. DESENVOLVIMENTO

  1. A socialização

Sem dúvida o homem é um ser predisposto a depender de algo ou alguém, pois o mesmo depende de se socializar para poder estar inserido no mundo em que vive. O primeiro e um dos mais importantes grupos sociais em que o indivíduo fará parte e norteará as experiências de vida de cada um é a família. É necessário que o indivíduo internalize ou se aproprie de normas e valores para que ocorra a socialização, mas tanto o homem precisa aceitar fazer parte desse grupo social como também o grupo aceita um novo componente.

As primeiras etapas da vida junto ao grupo familiar apresentará a sociedade um indivíduo formado ou deformado. Cada vez é mais frequente encontrar famílias deformadas, ou seja, já é raro encontrar um padrão de família, onde cada componente tenha e desempenhe a sua função dentro da mesma. Não somente a nível econômico, mas também em caráter ético, moral e cívico. Apesar de toda evolução dos tempos e fatos, o homem, talvez, não processe psicologicamente as mudanças ou as deformações ao seu redor, como citado anteriormente, na mesma velocidade com que ocorrem.

De acordo às suas primeiras experiências, o homem estará mais suscetível ou não a desenvolver comportamentos antissociais, exemplo o uso de drogas ilícitas, como aponta o estudo realizado por M. Scheffer & cols. (2010), onde se constatou que em mais de 53% de dependentes de álcool/cocaína /crack os familiares também faziam o uso de cocaína.    

O crack, como qualquer outra droga, ilícita, é titulado pela sociedade como algo maléfico, sendo assim o seu usuário é rechaçado pela mesma, na qual ele seguirá mantendo relações sociais, marginalizado, por isso apesar de não aceito ele não poderá ser exterminado, como se fosse um jogo de Playstation, e sim tratado e reabilitado para relacionar-se socialmente.

   

  1. Crack: uma combinação maléfica.

Segundo o Ministério da Saúde (2012), enquanto a cocaína em pó leva cerca 15 minutos para chegar ao cérebro e fazer efeito depois de aspirada, a chegada do crack ao sistema nervoso central é quase imediata: de 8 a 15 segundos, em média. É por esta razão que o crack pode ocasionar dependência mais rapidamente.

A junção de cocaína, bicarbonato de sódio e água, produz essa substância de efeito quase instantâneo e que abre uma chaga cada vez maior na sociedade. Chegou ao Brasil no início da década de 1990, inicialmente em São Paulo e depois disseminada em todo o país, pois possui um custo muito baixo e assim acessível a todas as camadas sociais. O Ministério da Saúde afirma que a droga inicialmente se expandiu nos principais centros urbanos do país, mas agora é possível encontrar nos lugares mais remotos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com