TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas: Crack, Álcool, Morfina e Lança Perfume

Por:   •  28/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

CRACK

Crack é uma droga ilícita, uma substância psicoativa que estimula o sistema nervoso central.

O crack surgiu a fim de popularizar a cocaína, pelo seu baixo custo. Para a produção do crack, uma mistura de cocaína em pó (ainda não purificada) dissolvida em água e acrescida de bicarbonato de sódio (ou amônia) é aquecida. O aquecimento separa a parte sólida da liquida. Após a parte sólida secar, é cortada em forma de pedras. Por não passar pelo processo final de refinamento pelo qual passa a cocaína, o crack, possui uma grande quantidade de resíduos das substâncias utilizadas durante todo o processo.

Por ser inalado, o crack chega rapidamente ao cérebro, por isso seus efeitos são sentidos imediatamente, no entanto, duram pouco tempo, o que leva o usuário a usar o crack com muita frequência em curtos períodos de tempo, tornando-se dependente.

        ALCOOL

O álcool é a substância psicoativa mais antiga da humanidade e seu principal agente é o etanol (álcool etílico). Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central.

Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono.

        MORFINA

A morfina, primeira droga, é uma substância narcótica e sintética (produzida em laboratório), derivada do ópio retirado do leite da papoula.

Com uma grande utilidade na medicina, a morfina é usada como analgésico em casos como de traumas, partos, dores pós-operativas, graves queimaduras, etc. Foi criada em 1803, por Friedrich Wilhelm Adam Serturner, que nomeou a droga em homenagem ao Deus grego do sono, Morfeu.

Embora possua úteis funções medicinais, ela também é usada como droga. Os efeitos tóxicos resumem-se em danificações nas regiões cerebrais, pupilas contraídas, forte prisão de ventre, náuseas, vômito, impotência, etc. O uso frenquente pode levar ao vício, sendo que a abstinência à droga pode causar ansiedade, agitação, febre, etc.

        LANÇA PERFUME

O lança-perfume foi industrializado na Argentina e importado para o Brasil do início até meados do século XX. Apareceu no carnaval de 1906 no RJ, tornando-se símbolo do carnaval. Trata-se de uma combinação de éter, cloreto de etila e uma essência de perfume. Tudo isso é embalado industrialmente em tubos sob pressão, onde o líquido ao ser liberado forma um jato congelante que em contato com o ar evapora rapidamente.

Em 1961, após muitas mortes por parada cardíaca e por embriaguez seguida por quedas em janelas, o uso do produto foi proibido inicialmente em salões e posteriormente a sua importação pelo Presidente Jânio Quadros.

Uma cheirada em um pedaço de tecido encharcado pelo solvente e pronto, o usuário é tomado por uma sensação de euforia e excitação, uma incontrolável dificuldade de se entender o que estão falando ao seu redor, seguido de um barulhinho constante, semelhante a um apito ("piiiiiiiiiiiii"). Os efeitos são de curto prazo, o que leva o indivíduo repetir as aspirações várias vezes para que as sensações durem mais tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com