TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia

Projeto de pesquisa: Cromatografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A cromatografia (do grego χρώμα:chroma, cor e γραφειν:"grafein", grafia) é uma técnica quantitativa que tem por finalidade geral a identificação de substâncias e a separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa, envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.

A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.

História

Foi o botânico russo, Mikhail Semenovich Tswett quem inventou a primeira técnica cromatografica em 1900 durante suas pesquisas sobre a clorofila. Ele usou uma coluna de absorção líquida contendo carbonato de cálcio para separar pigmentos de folhas de plantas. O método foi descrito em 30 de dezembro de 1901 no 11° Congresso de Médicos e Naturalistas em São Petersburgo. A primeira publicação feita foi em 1903. Ele usou pela primeira vez o termo cromatografia em uma publicação em 1906 no jornal de botânica alemão, Berichte der Deutschen Botanischen Gesellschaft. Em 1907, demonstrou sua cromatografia para a Sociedade Botânica Alemã.

Em 1952, Archer John Porter Martin e Richard Laurence Millington Synge ganharam o Prêmio Nobel de Química pela invenção da cromatografia de partição. Desde então, a tecnologia tem avançado rapidamente.

Classificação das Técnicas Cromatográficas

De acordo com o sistema cromatográfico

Em Coluna

o Cromatografia líquida

o Cromatografia gasosa

o Cromatografia supercrítica

Planar

o Centrífuga (Chromatotron)

o Cromatografia em camada delgada (CCD)

o Cromatografia em papel (CP)

De acordo com a fase móvel

Utilização de gás

o Cromatografia gasosa (CG)

o Cromatografia gasosa de alta resolução (CGAR)

Utilização de líquido

o Cromatografia líquida clássica (CLC)

o Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE)

Utilização de gás pressurizado

o Cromatografia supercrítica (CSC)

De acordo com a fase estacionária

Líquida

• Sólida

• Quimicamente ligadas em moléculas polares

De acordo com o modo de separação

Por adsorção

• Por partição

• Por troca iônica

• Por afinidade

Aplicabilidade da Cromatrografia nos Alimentos

A melhora da qualidade de vida de uma população passa, necessariamente, por um aprimoramento da qualidade do alimento que esta população consome. Assim sendo, a demanda por um melhor controle de contaminantes, impurezas e compostos químicos indesejáveis em alimentos (tóxicos, de sabor desagradável, de côr indesejável, etc.) tem aumentado bastante o uso de métodos cromatográficos nesta área.

Nesta linha de trabalho tem-se investigado o desenvolvimento de métodos analíticos que permitam a rápida caracterização de alimentos com vistas à determinação de compostos ou classes de compostos. Por ex., foram desenvolvidos vários métodos cromatográficos para a análise de limonóides (limonin, nomilin, etc.) em suco de frutas cítricas. Este estudo é importante pelo fato desta classe conter vários compostos químicos os quais conferem sabor amargo ao suco. Também tem sido de interesse a caracterização química de óleos essenciais, aromatizantes naturais, aminoácidos, açúcares, etc. em alimentos.

Vários métodos quimiométricos e inteligência artificial, incluindo "pattern recognition" e redes neurais, têm sido empregados para estudos de classificação de óleos vegetais e outros alimentos.

Por outro lado com a finalidade de ganhar cada vez mais o mercado competitivo, as indústrias de alimentos lançam mão de novos produtos a cada dia. O crescente emprego de aditivos intencionais e tecnologia no desenvolvimento de novos produtos. A indústria de insumos adquiriu maior importância no desenvolvimento de inovações tecnológicas que a indústria de bens de capital. Isso leva a uma alta especialização no segmento de insumos.

Os corantes artificiais pertencem a uma dessas classes de aditivos alimentares e têm sido objeto de muitas críticas, já que seu uso em muitos alimentos justifica-se apenas por questões de hábitos alimentares

Adicionar corantes aos alimentos para torná-los mais atrativos é uma prática de longa data. Civilizações antigas retiravam substâncias da natureza para colorir seus alimentos .

Vários alimentos sofreram abusos, sendo coloridos até com substâncias altamente tóxicas. Na Inglaterra, no começo do século, foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com