TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇAO DE GESTAO DO CONHECIMENTO

Artigo: DEFINIÇAO DE GESTAO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

“A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A gestão do conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio. (Sebrae).

“ Gestão do Conhecimento refere-se à criação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. (Knowlwdge Management).

A gestão do conhecimento segue com a definição de que devemos compartilhar, absorver e estimular a troca de conhecimentos. A empresa estratégica procura compartilhar seus conhecimentos e recompensar as pessoas que possuem e compartilham esse conhecimento.

O conhecimento precisa ter gerenciamento, pois não é o conhecimento que faz essa empresa competitiva e sim o gerenciamento desse conhecimento.

A sociedade deixou de ser industrial para ser a sociedade do conhecimento. O conhecimento possui dois componentes principais:

Conhecimento explícito: o que pode ser visto, palpável, medido, expressado por meio de palavras, recursos audiovisuais, relatórios.

Conhecimento tácito: é imensurável e pessoal. Conhecimento por meio das intuições e palpites. São dimensões cognitivas como crenças, percepções, valores, preceitos, emoções e experiências do individuo.

Há duas dimensões para o conhecimento tácito:

Técnica: habilidades informais, ou seja, know-how.

Habilidade subjetiva de articular a técnica com as intuições.

Essa troca de conhecimento possibilita as organizações compreender melhor em como lidar com os conflitos presentes nela.

O conhecimento é a mudança de comportamento para agregar valores as organizações, o segredo são as pessoas que fazem parte desse meio, nada mais é que criação de valor.

PASSO 2 – RESPOSTAS

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Segundo Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeushi “o conhecimento diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromissos”. Seguir fortalecendo no dia-a-dia, práticas e valores corporativos que estimulam a gestão conhecimento de maneira espontânea e não dependente, necessariamente de ferramentas e tecnologias.

“Uma empresa que entende suas crenças e valores como conceitos integrantes do conhecimento, percebe que diferentes pessoas, com diferentes valores, geram conhecimento em função de seus valores”. (ABREU, 2002)

b)Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Um portal de conhecimento, reunindo informações, conceitos e registros de conhecimento acerca de práticas do modelo comercial. Esse portal, ao mesmo tempo em que passou a propiciar a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos, possibilitou também a estruturação de um fluxo contínuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com