TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

A família é uma constituição e representa uma estrutura fundamental na sociedade. É o centro das relações sociais, através dela seus componentes começam a ver, falar, a dar significado ao mundo.

Com o desenvolvimento da sociedade, a família passou por varias transformações marcantes tendo que se reconfigurar e o conceito de família se ajustou à medida que estas transformações foram surgindo. Hoje não existe uma única configuração familiar e independe de como é composta e organizada.

Vários aspectos revelam como as mudanças sociais penetraram no amago das relações familiares causando mudanças e novas configurações na família contemporânea como por exemplo: a inserção da mulher no mercado de trabalho, aumento de mulheres sendo chefes de família, redução no número de filhos,  aumento da expectativa de vida dos indivíduos, casamentos e recasamentos, separações/divórcios, também são indicadores das alterações pelas quais passa a vida familiar.

As mudanças que interferem na vida das famílias estão ligadas com as que ocorrem na esfera pública. A partir da inclusão das famílias como classe social estas passaram a ter condições sociais o que marcou suas historias e trajetórias.

Outro ponto, igualmente importante, que estas mudanças sociais nos mostram é que não se pode basear em apenas um referencial para a aproximação da realidade familiar, sendo necessário conhecer as peculiaridades de cada família para não perder a noção do problema social realçando os estereótipos associando as famílias pobres. Estas famílias tendem a vivenciar inúmeras rupturas como: mudanças de residências, empregos temporários, separações  de relacionamento que abalam a estrutura familiar e acabam contribuindo para a saída dos membros mais jovens.

A família é uma instituição social fundamental de qualquer sociedade, formada pelo conjunto de pessoas unidas por vínculos de parentesco, consanguinidade, afetividade e, ou solidariedade. Esta instituição funciona como mediadora entre os sujeitos e a coletividade.

É através do convívio social que os indivíduos se moldam e passam a pertencer aos grupos tornando-se assim sujeitos sociais. Este processo é chamado de socialização. Para pertencer a esta organização o sujeito tem que seguir leis e normas e ter condutas comuns, compartilhadas entre os indivíduos. (segundo DurKhein...apostila sociedade tema 01)

Uma das principais funções sociais da família é assegurar a “sobrevivência demográfica” de uma sociedade, ou seja, manter a reposição de individuos que vão garantir a perenidade desta família e da sociedade.

As formas de família que se apresentam na sociedade, atualmente, sofreram inúmeras modificações ao longo da história da humanidade, e, para se chegar ao conceito que se tem hoje é necessário conhecer esta evolução.

Etimologicamente família vem do termo “famulus” que significa servo ou escravo, então nomeava assim o conjunto de escravos ou criados de uma mesma pessoa. Seguindo este pensamento a mulher quando casava-se passava a obedecer seu companheiro como se fosse seu proprietário e os filhos pertenciam a seus pais que possuíam total direito sobre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com