TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

VILA MARIANA

SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

NOME: KATIA VALERIA SANTOS NUNES

RA: 1299116735

TUTORA:MARA LUCIA PEREIRA

SÃO PAULO

                                                 SETEMBRO 2015

Passo 1............................................................................................................... 03

Passo 2............................................................................................................... 04

Passo 3............................................................................................................... 06

Referências........................................................................................................ 07

PASSO 1

Vendo que a forma de atuação do profissional de assistência social já não atendia toda a demanda que a questão social teria que atingir foi levando a classe dos assistentes sociais para uma luta de reconceituação, passando de atendimento assistencial para uma visão mais ampla de formação de caráter, formação de pessoas com direitos e deveres,por políticas públicas,fazendo que as pessoas se sentissem responsáveis pela mudança de vida,lutarem por melhores condições de vida.

Enfrentando muitas dificuldades e resistências, vivendo toda opressão do regime militar, lutar de forma concreta contra a ditadura e a censura e se organizar em encontros para repensar de forma profunda a teoria básica do serviço social e sua metodologia, onde se caracteriza nos desajustes familiares e sociais valorizando a capacitação para a promoção.

Observar que já naquele tempo se via uma luta para construção de um documento de atuação olhando tanto o operacional (micro) como a compreensão das funções do serviço social ao nível da política e do planejamento para o desenvolvimento da infraestrutura.

Requalificar o profissional instrumentalizá-lo para responder as demandas ao regime ditatorial, em busca de uma nova organização para a sociedade. Se tornar inquieto e submisso aos interesses da burguesia, da igreja católica e o regime militar já não fazia mais parte dos conceitos que os profissionais adquiriram.

O serviço social deixou de ser assistencialismo para se pautar em políticas públicas, código de ético-Várias movimentos aconteceu fazendo com que as coisas começassem a mudar. Os profissionais na ansiedade pelas mudanças queriam políticas públicas que atendessem as demandas de seus usuários e trabalhavam ainda amenizando os efeitos do capitalismo.

O movimento chamava atenção também para as desigualdades, vendo que o povo oprimido precisava ser olhado e se cria um comprometimento, se via cada vez mais a dependência da economia as péssimas condições de vida do povo simples. Lutando junto ao povo oprimido se cria uma ideologia e se chega a um objetivo: Organização,conscientização,politização,mobilização e participação do individuo em busca da libertação.

Toda luta se chega a uma conquista: CÓDIGO DE ÉTICA PROFISIONAL-1986-CFEASS-A Nova ética é resultado da inserção da categoria profissional na luta da classe trabalhadora.

Outubro /1988-Nova constituição - Reafirmando a defesa dos direitos sociais e a participação dos usuários no contexto democrático definindo com clareza os direitos e deveres profissionais.

1993 Aprovações da lei (nº 8.862).Regulamentação da profissão,’a luta dos setores democráticos contra a ditadura e consolidação dos direitos de cidadania.”

Uma grande conquista foi do profissional não ser simplesmente um agente técnico mas sim um executor das políticas sociais.

Conquista por 30horas de trabalho semanal, piso salarial etc.

PASSO 2

Usando o código de ética profissional e Lei de Regulamentação da Profissão, que sendo uma grande conquista para o profissional de assistência social que hoje é um trabalho muito amplo sendo que atuação abrange todas as áreas da sociedade a minha utilização não está voltada somente a uma área específica os parâmetros estão centrados em  em todas as necessidades da sociedade.

1-Abordagens individuais, familiares ou grupais, potencializando a orientação social visando a ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais.

2-Intervenção coletiva junto a movimentos sociais, socialização da informação, mobilização e organização popular.

3-Ações Assistenciais

  Ações em Equipe

  Ações Socieducativas

  Ações de mobilização, Participação e Controle Social.

  Ações de investigação, Planejamento e Gestão.

  Ações de assessoria, Qualificação e Formação.

  Ações assistenciais/Profissional

  • Encaminhamentos a benefícios previdenciários
  • Auxilio Doença
  • Procuração
  • Majoração de 25% sobre a aposentadoria por invalidez
  • Inserção de carência, FGTS e ou PIS/PASEP.
  • Salário Maternidade
  • Perícia Médica
  • Benefícios Assistenciais
  • BPC/LOAS de amparo ao idoso e ao deficiente
  • Programas governamentais como a bolsa família
  • Política local de passe livre e carro de apoio
  • Passe livre interestadual
  • Inserção de imposto de renda
  • TFD/Tratamento fora do domicílio
  • Mandado Judicial principalmente para procedimentos de alta complexidade
  • Orientação para o cadastro do Cartão SUS
  • Orientações relativas á saúde da criança
  • Documentação (registro) pré-natal, amamentação, aspectos educacionais, etc.
  • Encaminhamento à defensoria pública para providências à garantia de pensão alimentícia

Contato com órgãos públicos de defesa e proteção de determinados segmentos populacionais quando os casos demandam acompanhamento e ou intervenção judicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (174.8 Kb)   docx (104.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com