TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  18/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – Uniderp

Curso: Serviço Social – 1° Semestre

Polo: Osasco

Desafio Profissional de Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social I e Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Tutora EAD: Rebeca Barbosa de Oliveira

Osasco

24 de Setembro de 2015

Sumário

1. Introdução. Pg 03

2. Atuação do Serviço Social na década de 80. Pg.03

3. Atuação do Serviço Social na década de 2.000 (Contemporâneo). Pg 04

4. Conclusão. Pg 05

5. Bibliografia. Pg 06

Introdução:

Atuação do Assistente Social na década de 80.

A partir da década de 80, se estabelece o debate acadêmico do serviço social, marcando assim, o início do rompimento com o conservadorismo presente na Constituição da profissão, gerando uma cultura que reconhece o fato de existir em maior número teórico-metodológico, fortalecendo a orientação Marxista como direção para o projeto ético político profissional.

Na década de 80, referindo-se à procura de fundar novas bases para a compreensão do seu passado histórico, das características de suas práticas na Sociedade, marcada por relações de classe, de sua relação com o Estado e com as forças da Sociedade Civil e de sua posição junto as demandas sociais, colocando-se no âmbito da divisão sociotécnica do trabalho. Assim, o serviço social se reencontra consigo mesmo.

Na mesma década, passaram a ser debate da profissão as questões políticas públicas nas áreas de Seguridade Social e do Trabalho, gerando assim, produções acadêmicas, dando sentido as temáticas, como a ação profissional desencadeada nestas áreas. Fazendo com que o Serviço Social enfrentasse desafios e dilemas que a democracia, a cidadania e os diretos sociais colocam a pratica social, e continua enfrentando junto a Sociedade Civil Organizada.

Com importante crescimento neste mesmo período, a pobreza entrou como tema central na agenda social, pois a década deixou um grande números de pobres, que devido as pressões de democratização que se caracterizaram a transição.

Após o Movimento da Reconceituação do Serviço Social, no inicio dos anos 80, a profissão iniciou um dialogo com a teoria social de Karl Marx, conforme Yasbek(2000), buscando uma ruptura com o conservadorismo. O debate centralizado na “pessoa humana” deslocava-se agora para a discussão do "ser social".

Entre o período de 1980 e 1983, houve uma grande crise econômica marcada pela recessão, com grande exaustão da classe média, dificuldade salarial e generalização da miséria, retratando assim, a eficiência e a falta de equidade.

Marcando o inicio da década de 80, o endividamento interno e externo do Brasil, as dificuldades de aplicação de políticas econômicas para conter a enorme inflação. Desta forma, o Estado restringiu gastos públicos , imprimiu dinheiro e emitiu Titulo do Tesouro. Com isso, gerou desemprego em massa, colapso nos serviços públicos e também restrição aos direitos sociais.

Entende-se que, para evitar o aprofundamento da questão social, a Assistência Social passou a ser empregada de forma a administrar a miséria social, assim, as bases do Governo tendo um domínio no setor popular mais marginalizado, pretendendo imobilizar a organização e resistência desses grupos, rompendo e deixando de ser menos executores.

A Reconceituação do Serviço Social, que através de um esforço, se formou para desenvolver a proposta de ação profissional no período da Ditadura Militar, configurando-se com um amplo processo de questionamentos e reflexões críticas da profissão.

Em 1980, recriando a esquerda brasileira, surgiu a Fundação do Partido dos Trabalhadores - PT. Em 1984 teve a participação da sociedade no movimento "Diretas já". Em 1985, assumindo a Presidência da República, o Vice-Presidente José Sarney pôs fim ao Regime Militar.

Com os movimentos sociais na década de 80, a ideia de seguridade social, direitos humanos e políticos ganham mais importância, visando assim, garantir necessidades aos indivíduos e seus dependentes.

A profissão do Assistente Social é atuar em problemas de saúde, educação, justiça, trabalho e segurança, estando habilitado nestas áreas e entre outras, planejando e executando políticas públicas comunitárias, atuando também, diretamente com os indivíduos, com as empresas, comunidades, grupos e famílias. Buscando de forma abrangente, considerando como objetivo as forças sociais que inspiram as iniciativas do Movimento de Reconceituação do Serviço Social.

Vista como o "médico da sociedade", a profissão do Serviço Social é muito admirada nos dias de hoje, possuindo grandes conhecimentos, mesmo com tantas limitações profissionais, sociais ou institucionais, procurando sempre melhorar o exercício da profissão, orientando a abertura de "caminhos" exercendo sua autonomia de acordo com seus valores.

Atuação do Assistente Social Contemporâneo década 2.000

A profissão do Serviço Social atua nas áreas das relações sociais, tendo como objeto de trabalho a “questão social”, que através de várias formas e estratégias, busca a inclusão social.

O Serviço Social como profissão surgiu e se desenvolveu através das demandas da sociedade capitalista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com