TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - INTEGRALIZAÇÃO

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO MANAUS

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

EQUIPE:

Cleana Araújo Santarém                        RA: 335367
Dayane Saturnino da Silva                     RA: 335203
Débora Rocha de Oliveira                     RA: 334571
Izonete Maria de Oliveira da Silva        RA: 342459
Veranilza Bitencourt Cunha                  RA: 346011

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS: Família e Sociedade; Serviço Social Contemporâneo.

PROFESSORA: Maria Ana Lúcia da Silva; Maria Edilene Xavier Rocha Garcia.

Manaus-AM, 31 de março de 2015.

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINA: Família e Sociedade; Serviço Social Contemporâneo.

PROFESSORAS: Maria Ana Lúcia da Silva; Maria Edilene Xavier Rocha Garcia.

[pic 2]

MANAUS – AM

  • Família e Sociedade;
  • Serviço Social Contemporâneo.

A família é o primeiro grupo ao qual o ser humano participa, em segundo lugar vem a escola. Esses dois grupos têm uma importância muito grande na sociedade, tanto para a interação social do ser humano, quanto na questão da educação, de ensinar a viver em comunidade, respeitar as regras e normas, passar valores morais e sociais e tornar o ser humano ético e com bons princípios. Acredita-se que a família tem como função principal: assegurar a sobrevivência demográfica de determinada sociedade, no sentido de reconstituir esta sociedade para garantir a durabilidade da mesma.

Com as mudanças que vem ocorrendo na estrutura familiar, são estabelecidas novas formas de vida em sociedade. A sociedade estabelece padrões na vida social das famílias, que muitas vezes são vistas como anormal, se comparado às famílias tradicionais de antigamente. Não vejo a minha família como uma sociedade em miniatura, pois a família contemporânea não obedece mais os padrões familiares impostos pela sociedade (de casar e ter filhos), pois com as novas configurações da família contemporânea, os seus membros optaram por obter estabilidade financeira, estudar, trabalhar e ser independente. Com isso, hoje a figura do pai e da mãe está voltada principalmente para a questão da orientação e do apoio dos filhos.

O conceito de família apresentado no texto “Família de Crianças e Adolescentes Abrigados”, segundo Sarti (1999), é relacionado ao lugar onde se constrói a personalidade do ser humano, onde se aprende a falar e onde se mostra a primeira imagem do mundo em que se vive, portanto, é na família em que o ser humano cria laços afetivos, compartilha do mesmo ambiente com os pais e irmãos, compreende os valores éticos que norteiam a sociedade da qual faz parte, o que consequentemente dá sentido à sua vida. A família é a fonte estrutural essencial para que a interação social se realize.

Com o passar dos anos, a família vem se transformando, se renovando e se reconstruindo de acordo com as mudanças contemporâneas, sejam elas: econômicas, sociais, religiosas e culturais.

Dentre essas inúmeras transformações que redimensionam o conceito e a estrutura familiar, dando-lhes novas configurações, estão, por exemplo: o crescimento da inserção das mulheres no mercado de trabalho, o crescimento do número de mulheres chefes de família (cerca de 26% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres, segundo o Censo do IBGE – 2000), o aumento do número de divórcios e separações, mães e pais solteiros (em outras palavras, o crescimento das famílias monoparentais), as condições sociais das famílias, o surgimento da família alternativa (ou seja, os homossexuais), a família ampliada ou consanguínea (onde os avós assumem o papel de pais na criação dos netos), etc... Esses são alguns indicadores que sinalizam as mudanças/alterações pelas quais as relações familiares foram submetidas e que também apontam para os “novos” modos de viver da família contemporânea.

Essas transformações na estrutura familiar deram-se a partir dos séculos XIX e XX, em função do enfraquecimento da família tradicional e com a chegada do processo de industrialização e urbanização, onde se fez necessário dividir a tarefa de cuidar dos filhos com outras instituições (como a escola, por exemplo), o que antigamente esse era um papel de responsabilidade exclusiva da família.

Atualmente, as mudanças na estrutura familiar continuam em constante processo de transformação. As famílias contemporâneas têm hábitos muito diferentes das famílias tradicionais. Segundo Therborn (2006), não há um único modelo de família, há vários conjuntos familiares, com culturas e tradições diferenciadas e irregulares, tanto no tempo quanto no espaço, cada uma com sua particularidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com