TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Monografias: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CAXIAS, 06 DE JULHO DE 2010.

TUTOR PRESENCIAL: Leonardo

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ACADÊMICOS: João Trindade RA: 239643

CAXIAS-MA

JULHO/2010

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

1- VISÃO DE MUNDO

A visão de mundo, nada mais é do que a percepção do mundo e das artes por meio dos sentidos, a qual cada indivíduo cria sua própria visão baseando-se na sua percepção do cotidiano, pois existem constantes mudanças sociais, econômicas e culturais.A preocupação co essas mudanças vem tornando-se o foco de atenção de vários filósofos, pois os conflitos entre os opostos é uma força que impulsiona essas transformações. Com a evolução tecnológica e com a globalização a força física do homem passou a ser feita pelas máquinas e a força mental pelas memórias informatizadas, com isso para o homem veio a função de criar, de iniciar, de ser passivo e flexível e de ter ética em seu convívio social, além de ser versátil, gerenciar seguir a rapidez da informação.Para sua educação no mundo contemporâneo o mesmo teve que aprender a conhecer(aprender a aprender), a fazer(valorizar os saberes para resolver e enfrentar os problemas), a conviver(se auto conhecer) e a ser(aprender tudo).

Logo, o homem teve a necessidade de respeitar as diferenças, valorizá-las e aprender com elas, seguindo a ética e os valores sociais de cada indivíduo, pois a ética é essencial para as relações humanas.

2-PROJETO DE VIDA

Um projeto de vida trata-se de uma forma de pensar e posicionar-se no mundo, fazendo parte das diversificadas esferas que constituem o ser humano, sendo que o projeto de vida é um plano que se tem para o futuro e a vida é o desenvolvimento em todos os termos físicos, mentais e sociais do ser humano até que o mesmo venha a óbito.

A dimensão profissional é apenas uma das esferas que compõe a vida de um adulto. Em qualquer projeto é indispensável estabelecer objetivos, metas e caminhos a serem seguidos, ou seja, montar um plano de ação, a qual a necessidade é única e exclusivamente de alcançar metas, objetivos e sonhos, sendo que através dele o sentimento de segurança aumenta com relação à obtenção do sucesso, além de permitir a elaboração de estratégias. O projeto de vida tem como finalidade o autoconhecimento (a maneira que temos de nos conhecermos), a transformação de sonhos em metas e a possibilidade da consonância entre valores e realizações.

O ser humano é o responsável pela elaboração do projeto de vida, a qual sua identidade é construída pela interação com outras pessoas que ao se “unificarem” transformam o seu meio social e são transformados pelo mesmo ao longo da vida.A natureza do ser humano é constituída dos aspectos sociais, emocionais, espirituais e racionais.

O ato (capacidade) de aprender é outra esfera responsável pela “produção” tanto da história pessoal quanto da história da sociedade. A aprendizagem envolve a forma de como aprendemos a aprender bem como as potencialidades do homem. Todos os indivíduos seres:

 CONSCIENTE – pois ao transformarmos o meio em que vivemos devemos ter responsabilidade para com o mesmo.

 RELACIONAIS – pois estamos sempre em interação, afetamos e somos afetados pelo outro e pelo ambiente.

 DE APRENDIZAGEM – pois estamos sempre nos modificando e nos desenvolvendo.

 DE UNICIDADE – pois nos integramos com várias esferas indissociáveis.

O ser humano elabora um projeto de vida, por que é um ser que está em constantes movimentos, desenvolvimento e precisa de certa organização e participação ativa no processo. A vida ou a existência das pessoas é marcada por momentos de equilíbrio e de desequilíbrio, por momentos de calmaria e de estresse e por momentos de constância e de mudança.

Logo, para elaborarmos um projeto de vida é necessário nos questionarmos com as seguintes perguntas:

 QUAL É A SUA MISSÃO PESSOAL?

 QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?

 QUAIS SÃO SUAS CRENÇAS E SEUS VALORES?

 QUAL É O SEU ESTILO?

3-TRABALHO, EMPREGO E EMPREGABILIDADE

O trabalho existe desde que o homem começou a transformar sua natureza em sua própria forma de sobrevivência.

O trabalho evoluiu diretamente com as revoluções sociais pelas quais o homem vem passando nos últimos anos. O emprego pressupõe uma relação entre dois ou mais indivíduos, ou seja, um empregado e um empregador.A empregabilidade é a capacidade do indivíduo de conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e também de conseguir promoções por meio de seus conhecimentos, habilidades e comportamentos. Lembrando que as mulheres vêm buscando maior qualificação e tornando-se concorrentes para as mais variadas atividades do mercado de trabalho.

4-MARKETING PESSOAL: SUA IMAGEM NO MUNDO

Marketing são estratégias para conquistar clientes, ou seja, fazer uma marca tornar-se conhecida e assim os consumidores posam consumi-las e marketing pessoal é a pessoa que se qualifica e torna-se um “produto”, para as empresas, a qual este sucesso é alcançado através da qualificação profissional, ou seja, ser flexível, criar, ter iniciativa, se envolver com o grupo, inovar e ter comprometimento com a empresa e com os colegas de trabalho. Para que um indivíduo venha a ser observado pelas empresa é necessário estar sempre atento e disposto a inovar, administrar de forma eficaz, lidar com as inovações e principalmente se qualificar profissionalmente.

5- COMUNICAÇÃO, ELABORAÇAO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com