TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRAS - Centro de Referencia da Assistência Social

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1] UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

 

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

CRAS - Centro de Referencia da Assistência Social

[pic 7]

Arcoverde

2017/1

IEDA MARIA DA COSTA ARAÚJO

CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL

CRAS - Centro de Referencia da Assistência Social

Trabalho da Disciplina de Estágio Obrigatório I do Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: : Prof.ª Nelma dos Santos Assunção Galli

Arcoverde

2017/1                              

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        03

2.  DESENVOLVIMENTO        05

3.  CONCLUSÃO         10

4. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA        12



  1. INTRODUÇÃO

È importante destacar que a instituição escolhida para o desenvolvimento do estágio curricular obrigatório I, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), é uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado, com a finalidade de realizar trabalhos assistenciais filantrópicos em benefício da comunidade que reside na cidade de Venturosa - PE . Caracteriza-se como a principal porta de entrada do SUAS, ( Sistema Único da Assistência Social) , nas áreas de vulnerabilidade e risco social .

Este projeto é uma exigência do estágio que vem descrever o panorama das ações executadas no CRAS, instituição localizada na Rua Francisco Pereira de Carvalho, S/N, Venturosa - PE CEP: 55270-000 Fone: (87) 9.9243-0165, onde tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Devido ao uso da tecnologia, as informações e conhecimentos que são colocados na nossa realidade contemporânea, uma gama de exigências e complexidades onde os adolescentes são o principal alvo, portanto, o projeto requer uma melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes que vivem nesse meio de trabalho precocemente.

Diante desse contexto é que propomos o projeto de intervenção por entendermos a importância dos mesmos terem habilidades no que diz respeito a inclusão digital em meio a tanta vulnerabilidade. Contudo, esse projeto consiste em promover um maior e agradável contato ás crianças e adolescentes do programa de Erradicação do Trabalho Infantil possibilitando o aprendizado e a inserção na educação como medida para um futuro melhor.

O estudo das demandas sociais nas instituições requer considerar o contexto institucional, consequência da situação conjuntural global em que está inserido, quadro das relações sociais fundamentais na sociedade que compreende o embate entre classes sociais e suas relações em seu território. È importante ressaltar que na questão das demandas sociais, não se pode continuar considerando a sociedade brasileira sob a ótica unicamente urbana, ou seja, articulando-se as questões sociais rurais com as questões urbanas.

2. DESENVOLVIMENTO

É necessário usar paradigmas como base para definição da prática profissional do serviço social e sobre auto implicação entre o conhecimento e a prática num processo de realimentação permanente, que está necessariamente presente na atuação cotidiana do assistente social.

O Serviço social utiliza procedimentos de elaboração de programas e projetos, cento de atividades e avaliação de resultados que constituem as operações práticas do Assistente Social no exercício da profissão.  

O objetivo da instituição é identificar os programas e projetos e os benefícios do trabalho do assistente social com crianças e adolescentes, na garantia dos seus direitos sociais, considerando os usuários do CRAS no município de Venturosa - PE. E ainda analisar o conceito de serviço social identificar quais são os direitos sociais das crianças e adolescentes e o seu estatuto (ECA). Ressaltar a necessidade das políticas públicas da assistência social voltada á crianças, adolescentes e idosos.

O CRAS é uma modelo da rede sócio assistencial de proteção social básica que se diferencia das demais, pois além da oferta de serviços e ações, possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com famílias do PAIF e de gestão territorial da rede sócio assistencial de proteção social básica.

Esta última função demanda do CRAS um adequado conhecimento do território, a organização e a articulação das unidades da rede sócio assistencial a ele referenciadas e o gerenciamento do acolhimento, inserção, do encaminhamento e acompanhamento dos usuários do SUAS.

O trabalho social com famílias do PAIF é desenvolvido pela equipe de referência do CRAS e a gestão territorial pelo coordenador do CRAS, auxiliado pela equipe técnica, sendo, portanto, funções exclusivas do poder público e não de entidades privadas de assistência social

A missão do CRAS e levar até as comunidades carentes a cidadania e fazer um atendimento com as famílias que esta unidade procura. Faz orientação sobre a saúde, educação e contribui para a dignidade dos seus usuários.

O CRAS (Centro de Referencia do Assistente Social) da cidade de Venturosa –PE congrega número ilimitado de atendimentos, sem distinção de origem, sexo, raça, clero, idade ou opção político partidário, não havendo entre os associados, direitos e obrigações recíprocas.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFVC) oferece um atendimento 550 usuário sendo ele distribuído em todas as faixa etária, sendo eles um grupo de criança de 6 aos 10 anos, outro de 10 a 14 anos, outro dos 14 aos 17 anos e o outro o grupo de idoso, onde oferecemos oficinas diversificadas, garantindo a todos os grupos um fortalecimento desses direitos entendendo de que maneira o ser humano se porta em suas relações sociais , identificando o verdadeiro papel da multi-pluralidade das situações e condições da realidade a volta dos indivíduos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (187.2 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com