TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

                         Este trabalho refere-se ao estágio supervisionado em serviço social I, na instituição centro  de referência de  assistência  social – CRAS , no momento de observação e conhecimento  da realidade sócio-institucional. O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.   A elaboração da caracterização sócio-institucional tem por objetivo observar o trabalho de apoio oferecido as famílias carentes e em situações de vulnerabilidade, no planejamento e execução das políticas sociais voltadas para o desenvolvimento  da  comunidade de acordo  com resultados  de estudos sócio econômicos realizados no município. Através de pesquisas e relatos, foi possível descrever um pouco a contextualização histórica, a estrutura organizacional e compreender os objetivos institucionais destacando os atendimentos realizados pelo Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF como  prioridade dentre os demais programas  e projetos  da proteção  social  básica. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O município de Vila Propício encontra-se localizado no leste goiano, região consideravelmente próxima a capital federal e a capital do estado. Sua história começou com um pequeno povoado fundado por Luiz Caiado Godoy, em 1952 com a participação de vários colaboradores. O nome do município faz referência não ao seu fundador,mas ao sogro deste Joaquim Propício de Pina, que era músico e foi intendente municipal em Pirenópolis.  Considerada distrito de Pirenópolis, Vila Propício assistiu a um grande  movimento político pela sua emancipação a município. Efetivada a emancipação num plebiscito feito entre os moradores da região, realizado no dia 15 de novembro de 1995 (Lei de criação Nº12.804, datada de 27/12/1995).A área do município ficou em 2.181.575 km2, com população de 5.145 habitantes (dados registrados pelo IBGE ,2010).

Em toda a extensão do município existe o povoado denominado Assunção de Goiás, distrito de Vila Propício distante  46 km da sede. Atualmente, a população da zona rural assistiu a um grande crescimento do número de habitantes, em virtude de cinco assentamentos do INCRA nas fazendas próximas. A economia é voltada para a agropecuária com uma produção considerável de grãos e bovinocultura, tanto de corte quanto leiteiro. Existe ainda uma exploração do setor mineral no município, com grande produção de calcário agrícola e brita.

Atualmente  Vila Propício é administrada pelo Prefeito Waldilei Jose de Lemos e   dispõe para administração da cidade uma prefeitura localizada em Vila Propício, uma subprefeitura em Assunção de Goiás e 7 secretarias; Secretaria Municipal de Administração e Finanças, Secretaria Municipal de Industria  comercio e Turismo, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria Municipal de Transporte e Obras, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com uma administração participativa voltada para o campo social, buscando beneficiar  todas as pessoas que necessitam de assistência.

  1. CARACTERIZAÇÃO SÓCIO–INSTITUCIONAL

                                   A Secretaria Municipal de Assistência Social, teve inicio no ano de 1997, na gestão do Prefeito  Teodoro Araújo Aragão Filho, esta localizada na rua 05 Q 28 LT 241, S/N – Setor Central, tem como Secretária da Promoção Social a Primeira Dama do Município Claudinéia Maria Leite Lemos. Sua equipe de trabalho tem como objetivo promover o desenvolvimento social de todos os segmentos da população, implantando uma política de valorização do ser humano, sua integração à sociedade e o exercício da cidadania.                                  

                              No Distrito de Assunção de Goiás iniciou-se esse trabalho sócio assistenciais com apenas uma sala na subprefeitura e uma funcionária para atender as questões sociais do município. Dessa forma foram surgindo novas ofertas e políticas públicas e sociais para atender a comunidade, e a partir daí houve varias conquistas , tendo grande evolução com o passar dos anos. Em 2003 foi implantado o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em Assunção de Goiás, Razão Social: Fundo Municipal de Assistência Social, CNPJ:04308461000187, ofertando serviços e ações de proteção básica a comunidade. Atende em uma sede alugada, com boa estrutura física, contendo sete repartimentos, sendo uma sala para recepção, uma sala para atendimentos individualizados com a assistente social, uma sala para atendimento com a psicóloga, uma sala usada pelo gestor da Bolsa Família, cozinha e dois banheiros, tendo também uma área externa coberta. Localizado na rua São Paulo, Centro de Assunção, telefone para contato (62) 3404-1014.  Conta com uma equipe de cinco funcionários: A assistente social, Romilda Ribeiro de A. Lousada; Psicóloga, Tânia G. de Jesus; Recepcionista, Cleonice B. da Costa Dias; Auxiliar de serviços gerias, Joselina Moreira Severo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com