TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração Da Fermentação

Trabalho Universitário: Demonstração Da Fermentação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

• Introdução:

A fermentação é um processo de liberação de energia que ocorre sem a participação do oxigênio (processo anaeróbio). A fermentação compreende um conjunto de reações enzimaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos microorganismos como ponto de partida na fermentação. Esse processo é por bactérias e fungos (levedura – fungo unicelular utilizado nas fabricações de pães, bebidas alcoólicas em geral).

Existem 3 tipos de fermentação, são elas: Fermentação alcoólica, fermentação láctica e fermentação acética.

A fermentação alcoólica é realizada por leveduras, o ácido pirúvico é convertido em etanol e CO2 em duas etapas: O ácido pirúvico é descarboxilado e forma-se acetaldeído e o acetaldeído é reduzido pelo NADH a etanol. Está localizado na produção de pães, cerveja e vinhos (A fermentação do açúcar de uvas é realizada por leveduras, principalmente do tipo Saccharomyces cerevisiae, que existem na casca das uvas. Estas são colhidas, esmagadas e tratadas com compostos de enxofre, que inibem o crescimento de microorganismos competidores das leveduras. As uvas esmagadas formam o mosto, que inicialmente é mexido para provocar a aerificação e o crescimento das leveduras; posteriormente, é deixado em repouso, o que cria condições anaeróbias favoráveis à fermentação. O CO2 liberta-se para a atmosfera no decurso da fermentação (o vinho ferve) e a concentração de etanol, que é o produto desejado, vai aumentando. O etanol torna-se tóxico para as leveduras quando atinge uma concentração de cerca de 12% e a fermentação termina.)

A fermentação láctica o ácido pirúvico é diretamente reduzido a ácido láctico pelo NADH onde fermentação homoláctica produz grandes quantidades de ácido láctico, a fermentação heteroláctica leva à produção de outras substâncias, para além do ácido láctico, como CO2, etanol e ácido acético. É utilizado na produção de iogurte (Produzido por uma cultura mista de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus) e queijos (vários tipos de queijo são produzidos por fermentação levada a cabo por diferentes espécies de bactérias pertencentes aos géneros Propionibacterium, Lactobacillus, Streptococcus e Leuconostoc, em culturas puras ou mistas. As bactérias produzem ácido láctico e outras substâncias que contribuem para o aroma. Aumento da acidez provoca a coagulação das proteínas do leite.)

A fermentação acética é designada assim devido ás características do produto obtido, no entanto, não é uma fermentação mas uma oxidação. É usada na produção do vinagre (A sua produção compreende duas etapas: Fermentação do açúcar que é convertido em etanol – processo anaeróbio realizado por leveduras ou a oxidação do etanol a ácido acético. Reação aeróbia realizada por bactérias acéticas dos géneros Acetobacter e Glucanobacter.)

• Objetivo

Desenvolver experimentalmente e provar um processo de fermentação.

• Material e método

- Erlenmeyer

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com