TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  16/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

OSVALDO CRUZ – SP

2015

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

OSVALDO CRUZ – SÃO PAULO

2015

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário:

Curso: Serviço Social

Telefone:

 e-mail

Nível do Estágio Supervisionado: I

Local de Estágio:

Endereço:

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a):

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo:

Carga horária: 72            Início: 01/04/015          Término: 30/04/2015


SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO......................................................................................................05
2 - DESENVOLVIMENTO..........................................................................................06

2.1 - ALCANCE SOCIAL DAS AÇÕES REALIZADAS PELO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DO ASSISTENTE SOCIAL ...................................................................06

2.2 - ESPAÇO DE ESTÁGIO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO ...................................08

2.3 - APRENDIZADO TEÓRICO METODOLÓGICO ARTICULADO A PRÁTICA DO SERVIÇO...................................................................................................................09
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................11
4 -  REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................14



1 - INTRODUÇÃO

O presente relatório foi baseado no Estágio Supervisionado I do curso de serviço socialda Universidade Anhanguera. O estágio teve duração de um mês,no comprimento de 88 horas, com a supervisão daAssistente Social.

A questão social, como observamos,é o foco do profissionalassistente social, pois a exclusãoe a pobrezaestá na sociedade, gerando consequênciasqueabalam as famílias tornando-asvulneráveis.

O assistente social contribui para que essas famílias sejam resgatadas para sociedade, com Ações, Projetos, Programas e benefícios sociais, onde constróium vínculo fortalecedor comcada pessoa.

O Estagio irá nos conduzir, para um futuro de aperfeiçoamento e prática profissional doAssistente Social.

Dessa forma, o presente artigo foi construído e fundamentado na instituição onde foi realizadoo estágio, bem como a descrição e a análise da realidade da organização.

2 - DESENVOLVIMENTO

O Departamento Municipal de Assistência Social (Órgão Gestor) está localizado na área central da cidade, trata-se de uma unidade publica caracterizada na prestação de serviço.

O órgão opera juntamente com outros serviços e projetos de proteção social básica e especial e com as políticas públicas tudo como base na assistência social, que é um direito do cidadão e dever do Estado, instituído pela Constituição Federas de 1988. Assistência tem por objetivo garantir a proteção social à família, a infância, adolescência, velhice, amparo a criança e adolescente a promoção da integração ao mercado de trabalho e a reabilitação e promoção deintegração a comunidade para as pessoas com deficiência e o pagamento de benefícios aos idosos e as pessoas com deficiência.

2.1 - Alcance Social das ações realizadas pelo Departamento Municipal do Assistente Social

O Departamento possui projetos, programas e benefícios de caráterespecializados, essas ações têm como objetivo contribuir para a reconstrução e fortalecimentos de vínculos familiares e comunitários, a proteção de famílias e indivíduos parao enfrentamento das situações de risco pessoal e social por violações dos seus direitos.

Alguns grupos são particularmente vulneráveis a vivencia de algumas situações, como as crianças e adolescente, idosos e pessoas com deficiência física.

Por isso que o Sistema Único é tão importante, ele vai identificar e caracterizar as famílias de baixa renda e vulnerabilidade Social.

O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias,trazendo informações de todo núcleo familiar, das características do domicilio, das formas de acesso aserviços públicos essências e também      dos decada umdos componentes da família.

O PBF unificou os antigos programas de transferência de renda do Governo Federal (Bolsa Escola,Bolsa Alimentação,Cartão Alimentação e Auxilio Gás) também chamados de Programa Remanescente. Isso permitiu a mais famílias em todo o país, além de evitar que muitas famílias recebessem vários benefícios, enquanto outros não recebiam nenhum recurso.

O PBF busca a integração com outras políticas públicas, com ações de capacitação profissional e de apoio a geração de trabalho e renda, de acesso à moradia, dentre outras.

Essas ações podem mudar a vida das famílias para melhor.Muitas famílias podem construir as condições próprias para o sustento e deixar o Programa.

O Programa de transferência de renda tem como objetivo estimular a conclusão da escolaridade básica.

Possibilita a jovens beneficiários a continuarem o aprendizado para o desenvolvimento pessoal e a inserção no mercado de trabalho,além da preparação efetiva no exercício da cidadania.

Todas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até três salários mínimos têm direito de ser incluídos no Cadastro Único.

Um dos programas com maior destaque é o Bolsa família que possui três eixos principais, a transferência de renda,promove alívio imediato da pobreza.

As condicionalidadesreforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas da educação, saúde e assistência social e as ações e programas complementares objetivando o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar asituação de vulnerabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com