TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

PÓLO DE AQUIDAUANA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - 4º SEMESTRE

FRANCIELY DIAS VILALBA – RA  8984219598

GRAZIELA MENDONÇA DE SOUZA SANTOS – RA 8380851042

JULIANA FRANCISCA NEVES – RA 8736995278

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCILINA FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

DISCIPLINA PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

TUTORA EAD: PROFª. MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

TUTORA EAD: PROFª. MA. HELEN ROSE COELHO

AQUIDAUANA/MS

2015[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO

I. Introdução .................................................................................................................... 3

II. Passo 1- Quadro de informação: Diretrizes, Obstáculos e Sugestões no âmbito de Assistência Social ............................................................................................................ 4

III. Passo 2

III. I. Violência contra Homossexuais ............................................................................. 5

III. II. Violação de Direitos das Crianças e Adolescentes ............................................... 6

VI. Passo 3- Relatório Social .......................................................................................... 8

V. Referencias bibliográficas ......................................................................................... 12


[pic 6]

TEMA: A ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS).

I. Introdução

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivo refletir sobre a atuação do profissional Assistente Social, os desafios enfrentados no cotidiano da profissão em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a elaboração do Relatório Social na área da Saúde, que compete a um profissional Assistente Social expedir, acerca do atendimento prestado em conformidade com a legislação pertinente.

Tem como foco conhecer os procedimentos a serem adotados na UBS, em

conformidade com a legislação aplicável ao caso concreto e contribuir para aperfeiçoamento da formação acadêmica, principalmente, no que tange à utilização dos conhecimentos de Psicologia Social e das Políticas Sociais existentes para o problema proposto.

Além disso, busca-se a aproximação com a prática profissional do Assistente Social, como resultado da aquisição de conhecimentos teóricos, fornecidos pelo curso de graduação, e da sua adequação à solução de um caso concreto.

[pic 7]

II. Passo 1

Área de Saúde é um dos setores que oferece um grande campo de trabalho para o profissional do Serviço Social. O conceito de Saúde, elaborado em 1948, que já enfocava os aspectos biopsicossociais, determinou a requisição de outros profissionais para atuar no setor, entre eles o Assistente Social.

Diretrizes que orientam o trabalho do Assistente Social em UBS

Obstáculos encontrados para realização do trabalho

Sugestões para aperfeiçoamento do trabalho do A. S.

É fundamental para a ação dos assistentes sociais na saúde a concepção de saúde, a integralidade, a intersetorialidade, a participação social e a interdisciplinaridade.

Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional.

Atualmente discute-se a necessidade de humanizar o cuidado, a assistência, a relação com o usuário do serviço de saúde. O SUS instituiu uma política pública de saúde que, apesar dos avanços acumulados, hoje, ainda enfrenta fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais, fragmentação da rede assistencial, precária interação nas equipes, burocratização e verticalização do sistema, baixo investimento na qualificação dos trabalhadores, formação dos profissionais de saúde distante do debate e da formulação da política pública de saúde.

Aumento do grau de corresponsabilidade na produção de saúde; estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão; identificação das necessidades sociais de saúde; mudança nos modelos de atenção e gestão dos processos de trabalho, tendo como foco as necessidades dos cidadãos e a produção de saúde.

[pic 8]

III. Passo 2

I. Violência contra Homossexuais

A questão da cidadania do homossexual é uma realidade a cada dia mais presente nos trabalhos da Comissão de Direitos Humanos.

É um dos grupos vulneráveis que mais rapidamente vem se organizando no Brasil em prol de seus legítimos interesses. Os dados sobre os crimes que se cometem contra os homossexuais são alarmantes. De acordo com a ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis, a cada três dias, um homossexual é assassinato no país em decorrência de sua condição sexual. É crescente o número de crimes de torturas, agressões, ameaças e difamações, principalmente nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, onde há um número maior de violações.

Muitos crimes não são sequer registrados. É que, frequentemente, ao tentar registrar agressões junto às delegacias, homossexuais acabam sendo vítimas de mais discriminação e preconceito por parte dos próprios policiais, passando de denunciantes a denunciados. As ocorrências são então modificadas ou desestimuladas.

Os estudiosos demonstram em suas pesquisas que somos uma sociedade homofóbica, ou seja, há uma especificidade na discriminação existente contra os homossexuais. Neste contexto, o que motiva o crime ou o preconceito, muitas vezes, é a rejeição pura e simples da pessoa em razão de sua orientação sexual. O homem que opta por ser gay, travesti transexual ou a mulher que opta por ser lésbica, são vistos como desequilibrados, desajustados, doentes que precisam ser excluídos do convívio social. Tudo isso reforça uma cultura hermética e machista que desrespeita a pessoa humana e fere o direito e a liberdade de exercer livremente sua sexualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (127.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com