TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Cohab

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

Inicialmente foram realizados diagnósticos e pesquisas ,para o levantamento relacionado as condições de vida da população de Limãozinho.É necessário que se pesquise e estude o fenômeno da falta de moradia.Será realizada pesquisa detalhada sobre a população de Limãzinho,usando o seu índice de condição habitacional,se houver esse estudo na prefeitura.

Deve-se descobrir se no município existe uma desigualdade na distribuição da renda, e essa deverá ser uma investigação profunda para que se possam responder perguntas referentes à falta de moradia.

Esse tipo de fenômeno é muito visto em bairros mais vulneráveis, onde se encontram a população de baixa renda, sendo maioria dessa população depende da transferência de renda do governo federal, e ou de trabalhos informais com baixos salários que não suprem suas necessidades básicas, inclusive habitacionais. A área de intervenção desse projeto será delineada através destes estudos, mas buscará sempre os bairros onde se encontram essas pessoas que vivem com pouca ou nenhuma renda.

Geralmente esses bairros possuem casas simples, que em sua maioria são barracos de madeiras e outros materiais como lata. São bairros sem qualquer infra-estrutura como serviço sanitário, água encanada e coleta de lixo. Pode-se também investigar como as pessoas vivem nessas áreas, pois ocorrem muitas vezes algumas situações de acentuada vulnerabilidade social como: falta de documentação, fome, pouca ou nenhuma escolaridade, entre outros.

Portanto considera-se alvo dessa investigação pessoas (famílias) que se encontram residindo em barracos sem dispor de saneamento básico, água encanada, coleta de lixo, ou seja, sem o mínimo necessário para uma vida digna.

O público alvo desse projeto são as famílias que vivem em situação de pobreza extrema, e são expostas na maioria das vezes junto com suas crianças a condições de habitabilidade precárias, devido a falta de estruturas física que as casas onde moram possuem, pois muitas vezes, senão sempre, são construídas com materiais que se deterioram com o tempo e não possuem nenhum tipo de segurança quando da época de temporais, entre muitas outras tempereis. Sem contar que convivem o tempo todo com ausência de condições de higienes, com esgotos a céu aberto, colocando assim em risco a saúde de toda a família.

O objetivo desse projeto é a elaboração de uma proposta de intervenção que busca mudar a situação e o modo de vida dessas pessoas, para que possam sair de suas moradas precárias para moradas construídas pelo Município, com o Estado e parceria com o Projeto MCMV.

Será necessário buscar com esse projeto um estudo detalhado e assim soluções para que as mesmas possam viver com dignidade em casas próprias e com as devidas instalações e construção de saneamento básico.

É preciso que se busque pensar em uma melhora na qualidade de vida, não somente com relação a habitação, mas que haja uma preocupação com a qualidade do ambiente em que irão viver, seja no mesmo lugar, ou seja, no bairro em que residem, ou em lugar mais adequado, definindo-se assim o local de intervenção.

Será realizada uma pesquisa por amostragem a partir da organização de um Programa que será intitulado “Programa melhor moradia para a população de limãozinho”. Essa pesquisa dará um panorama da realidade local e serão levantados dados como: número de domicílios, pessoas por família e ou domicílio, renda per capita, profissão do responsável pela família, para que assim possa chegar a quantidade de famílias realmente carentes e que serão beneficiadas com a moradia.

Esperamos também com essa pesquisa identificar os vários tipos de moradia como: coabitação, moradias precárias, em área de risco, moradias improvisadas, entre outras.

As pesquisas serão realizadas como atendimentos domiciliares para que assim se tenha uma visão mais clara da situação das famílias. Para a realização desse levantamento teremos a parceria da Secretaria de Desenvolvimento da cidade, e seguiremos algumas Diretrizes da Política Nacional de Habitação (PNH), a saber:

• Viabilizar para a população de menor renda o acesso à terra urbanizada e à habitação digna e sustentável;

• Implementar políticas e programas de investimentos e subsídios, promovendo e viabilizando o acesso à habitação voltada à população de menor renda; e

• Articular, compatibilizar, acompanhar e apoiar a atuação das instituições e órgãos que desempenham funções no setor da habitação.

No projeto serão usados indicadores de produto para que seja viabilizada a verdadeira dimensão da realidade das famílias, a gravidade da situação que vivem, quais as carências e as demandas necessárias para suprir essa carência.

Deve-se colher as características usando o déficit habitacional do município, assim como um levantamento das moradias sem infra-estrutura pública conhecer o perfil sócio econômico das famílias visitadas.

Deve-se assim levantar a carência habitacional das famílias do município de Limãozinho, e assim deve ocorrer a busca para que seja aprimorada o indicador da carência habitacional, incluindo a identificação da família, e assim a construção das moradias assim como o acompanhamento devido as inúmeras carências apresentadas.

A carência habitacional do município de Limãozinho, já é um problema antigo, ou seja, apesar da apresentação desse projeto, não se buscou até então algo realmente certo para acabar ou diminuir essa vulnerabilidade das famílias carentes, e com esse projeto de construção de novas casas espera-se resolver esse problema tão comum de falta de moradias e saneamento básico.

Deve-se garantir a essas famílias o seu direito a moradia decente, mas não deixando de lado após o monitoramento e avaliação.

O município de Limãozinho tem uma população de 35.314 e acordo com o censo do IBGE 2010 e possui uma área de 429,572 km², possui ainda uma pequena população rural com 36 famílias.

Para início do projeto foi necessário, a realização de uma pré-inscrição e foi realizada com a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, e com isso foram selecionadas 320 famílias. Mas como serão construídas apenas 160 casas, serão realizadas uma etapa de visitas domiciliares, e posterior tabulação dos dados obtidos para que ocorra uma distribuição justa e adequada.

Serão aplicadas inicialmente com as famílias uma pesquisa através de de visitas domiciliares para comemoração das informações passadas por elas no cadastro realizada na secretaria de desenvolvimento social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com