TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio famila e sociedade

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

A Família e o Serviço Social

 

Jonathan Henrique Braga

RA 308439

A família aparece como demanda para o Serviço Social quando a família não consegue cumprir sua função social. A Política Nacional da Assistência Social (2004, p.29) identifica que: [...] são funções básicas da família: prover a proteção e a socialização de seus membros; constituir-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais; de identidade grupal, além de ser mediadora das relações dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado. A família é mediadora entre os sujeitos e a coletividade, vincula o privado e o público, seus membros e o Estado, é um espaço contraditório, onde é marcado por conflitos e desigualdades, e pela exclusão social e intrafamiliar.

Nos dias atuais, a exclusão sócio-cultural tem fragilizado a função da família, assim, ela que é provedora de cuidados, apoio e proteção de seus membros também necessita de cuidados. Nem todas as demandas são criadas pela família, às vezes estão na sociedade e impõe seu reflexo na família. As demandas são individuais e coletivas ao mesmo tempo, elas aparecem nas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. Assim o Assistente Social deve compreender a família com uma visão crítica, analisá-la como uma construção histórica, para não julgá-la e nem fazer psicologização das questões que são sociais.

 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 Discentes do 1º Ano do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-Uniderp no pólo do município de Piacatú/SP.

Nessa vertente a ação do Assistente Social deve ser transformadora, buscando a emancipação e o autodesenvolvimento da família e como tarefa deverá: lutar pela participação social, emancipação, autonomia (ética, política, moral, cultural), desenvolvimento dos sujeitos sociais, e principalmente pela ampliação e garantia dos direitos sociais e da cidadania, investindo assim nas potencialidades dos usuários, seguindo sempre na busca da liberdade política, econômica e cultural. O perfil do profissional deve ser teórico-crítico, técnico-operativo, e ético-político, tendo assim uma práxis transformadora que supere o imediatismo. Para isso, os assistentes sociais desenvolvem algumas ações que podem ser diferenciadas pelas particularidades que apresentam, são elas: ações sócio-educativas, sócio-terapêuticas, periciais, sócio-assistenciais, de acolhimento e apoio sócio-institucional.

         No entanto, algumas questões referentes à intervenção profissional dos assistentes sociais se tornaram grande preocupação no trabalho com famílias, que se apresenta com o problema da “indiferenciação” das ações profissionais e a complexidade das mesmas, como desafios à construção de uma “nova” prática profissional com famílias. Apesar da  longa tradição, a ação dos assistentes sociais, continua sendo considerada muito aquém das exigências que lhes estão sendo apresentadas. A família é tomada cada vez mais como objeto de intervenção terapêutica. Apesar dos profissionais deterem uma visão crítica, ainda se descreve uma prática profissional “pouco qualificada” e de natureza predominantemente funcional.

.Em termos gerais, a intervenção se dá no sentido de desconsiderar os pólos de conflito dos quais decorreram os problemas e de resgatar a família para o estado anterior àquele em que eclodiu a crise, através da reativação de valores e com a idéia de um mundo fixo e imutável.(Risso & Boker, 1992).

Debate na atuação como profissionais do Serviço Social com família

Entrevista realizada com as profissionais do Serviço Social : Valquíria Timótio Marinho, atua como voluntária no Lar do Idoso na cidade de Selvíria MS, e Maria José Germani Coelho gestora do Fundo Social da cidade de Gabriel Monteiro SP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com