TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                                       

                     CURSO: SERVIÇO SOCIAL

Disciplinas: Competências Profissionais, Participação e Controle social, Movimento Social, Planos e Projetos de intervenção Social, Politicas Especiais.

                                        ACADEMICA: Angélica Amorim dos Santos

                                                                                     RA: 8345775518

           TUTORA A DISTÂNCIA: Maria Aparecida dos Santos Correa

                                                                  Sumaré

Junho/2016

SERVIÇO SOCIAL INTERAGINDO COM OS JOVENS EM BUSCA DE UM FUTURO MELHOR

Justificativa

Em um conjunto de profissionais vai ser realizado um plano de ação na ONG Luz da Cidadania para beneficiar os jovens e famílias a saírem deste impacto de violência e viverem uma vida plena. O plano de ação, intitulado “serviço social interagindo com os jovens em busca de um futuro melhor” insere-se num contexto urbano, porém contemplará uma parte de alunos oriundos da zona rural, efetivando e oportunizando dados diversificados no que tange ao processo coletivo de formulação de mecanismos educacionais que envolvam a participação da comunidade escolar e local na vida da escola, a partir da pesquisa da referida pesquisa de campo envolvendo jovens e adolescentes em idade escolar. Assim, os jovens e crianças serão o foco da atuação e o campo da pesquisa. Mesmo concebendo dificuldades na vida social da comunidade, a ONG Luz da Cidadania se preocupa com a vida e o futuro dos seus jovens e crianças, haja vista, que mesmo com inúmeras dificuldades a serem enfrentadas, os gestores da ONG, permanecem compromissados com a formulação de mecanismos educativos inerentes à melhoria da qualidade de vida desses adolescentes. Assim, a Proposta de trabalho ora denominada serviço social interagindo com os jovens em busca de um futuro melhor, em parceria com a comunidade local, articulam a necessidade de melhor intervir na realidade, por acreditar que a intervenção seja um mecanismo que bem articulado e sistematizado sob o olhar da dinamicidade coletiva pode proporcionar inúmeras situações que venham a pequeno, médio e longo prazo efetuarem melhorias significativas na qualidade de vida e consequentemente na prevenção ao uso de drogas. Importante salientar que a ONG nessa perspectiva se volta para o contexto desta realidade como eixo centralizador das mudanças necessárias na postura educativa da instituição, bem como mediadora das atividades que visam aprofundar discussões significativas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, efetivando práticas preventivas e de inclusão social.

Público-alvo

 Atendimento à criança e adolescente de 8 a 17 anos, de baixa renda que vivem em vulnerabilidade social.

Objetivo Geral

O presente trabalho tem como objetivo analisar a efetivação dos direitos da criança e do adolescente sob a perspectiva do ECA.

Objetivos específicos

  1. Possibilitar a reflexão em torno das drogas lícitas e ilícitas, bem como seus níveis de desenvolvimento no sistema nervoso central;
  2. Reconhecer que a violência como instrumento que possibilita a má qualidade do aprendizado dos jovens e adolescentes;
  3. Identificar a vulnerabilidade social como um dos fatores que possibilita a entrada do adolescente e do jovem no mundo das drogas;
  4. Reconhecer as famílias como redes de proteção indispensável ao trabalho preventivo da violência e discriminação entre os jovens.
  5. Refletir e caracterizar de forma sistemática o papel dos setores públicos (Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Esporte, Assistência Social, Conselho Tutelar) no trabalho preventivo ao uso indevido de drogas;
  6. Demonstrar a importância da formação permanente dos educadores para uma mais efetiva intervenção do combate à criminalidade, tráfico de drogas, prostituição, trazendo a comunidade segurança e lazer.

Metodologia

Tal instituição caracteriza-se por ser uma Organização Não Governamental- ONG sem finalidades lucrativas, em questão tem como tema central buscando um futuro melhor, e se dará por meio de pesquisa de campo, com questionário semi-aberto. Assim, o processo da argumentação se dará por meio de leitura de autores diversos que permitirão análises e reflexões críticas no tocante a temática do uso indevido de drogas e da criminalidade. Todavia, é imprescindível o uso do método científico que dará suporte na coleta e processamento das informações obtidas por meio da pesquisa realizada com jovens e adolescentes em idade escolar. O uso do método científico proporcionará a sistematização das informações, dos dados e das análises para a identificação mais precisa da temática citada; seus problemas e aspectos relevantes que precisam ser discutidos com maior ênfase. Será também adotado o mecanismo de visitas a Instituições Escolares urbanas, com o intuito de coletas de informações sobre a prática dos atuais educadores e gestores no trabalho preventivo ao uso indevido de drogas. Assim, o estudo sistemático de diferentes obras, tais como livros, jornais, revistas e materiais disponibilizados na internet proporcionará a fundamentação teórica e científica que dará suporte a toda argumentação desenvolvida no trabalho. Contudo, o Plano de Ação será desenvolvido por meio de análises teóricas bibliográficas que sustentará a argumentação das hipóteses levantadas proporcionando a concretização de um novo olhar sobre o trabalho preventivo do uso de drogas por adolescentes e jovens, bem como na maneira de como os educadores, gestores escolares e diversos segmentos sociais da comunidade se envolvem com o processo preventivo da violência em geral no meio dos jovens que é o futuro da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (118.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com