TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  18/11/2015  •  Artigo  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

1.PERGUNTA DE PARTIDA

Quais os fatores que envolvem a condição de abrigamento dos idosos acolhidos pelo Lar Torres de Melo em Fortaleza?

2. PROBLEMATIZAÇÃO

 Em função do crescimento da população idosa é fundamental compreender a grande necessidade que os idosos sentem: Falta de afeto, companhia e proteção. Com o processo de envelhecimento surge a necessidade especial diferenciada, ou seja, os idosos apresentam limitações que dificultam sua interação no meio familiar. Freitas, et .al ( 2013, p. 1)

O isolamento imposto aos idosos é uma conduta cruel que diminui suas oportunidades de aprender, com conseqüências marcantes em seu processo de viver. Com isso, a sociedade, com sua cultura de exclusão e afastamento, assim em silencio a sentença de morte desses indivíduos; quando minimiza suas chances de relacionamento com seu ambiente e com outras pessoas, a fim de adquirirem o conhecimento tão essencial a sobrevivência. Freitas, et.al(2013,p.2)

 

Segundo Minayo (2005, p.6), O problema social da violência ao idoso,muitas vezes, está ligado ao preconceito e á visão negativa que se tem do envelhecimento.Desta maneira, ela compreende que:

 A sociedade mantém e reproduz a idéia de que a pessoa idosa vale o quanto produz, e o quanto ganho e por isso, os mais velhos, fora do mercado de trabalho e quase sempre, ganhando uma pequena aposentadoria, podem ser descartados: são considerados inúteis ou peso morto (2005, p. 6).

 Sabe- se que foi promulgada uma lei federal 8.842 (Brasil, 1994) que é relacionada com os problemas referentes a conforto e segurança e se restringe ambientes internos, como a silo, residência familiar e instituição, pois a grande maioria dos idosos tem família, mas não é o que ocorre a forma como a sociedade adulta e jovem discrimina as expectativas que eles alimentam sobre as comunidades em que vivem. Minayo (2003, p.784)

Tendo em vista o problema apresentado, nesse estudo pretende responder a seguinte pergunta de partida: Quais os fatores que envolvem a condição de abrigamento dos idosos acolhidos pelo Lar Torres de Melo em Fortaleza?

3. JUSTIFICATIVA

 O que me levou ao interesse pelo estudo de idosos em abrigamento foi o grande número de pessoas idosas em meu bairro, que vivem sozinhas desamparadas e doentes, abandonadas pelos filhos, morando em área extremamente perigosa. Na minha rua, existe uma idosa viúva, que tem vários filhos, mas apenas uma mora com ela. O mesmo não trabalha, e mantêm-se com a única fonte de renda que é a aposentadoria da idosa, vivendo deste salário ele, a mulher e uma criança.  Alem de explorar-la ainda, comete maus tratos com agressões verbais sem o mínimo o pudor.  A mesma não tem acesso ao seu dinheiro, e é obrigada a viver de acordo com que lhes é oferecida. Não tendo acesso há uma alimentação de qualidade, lazer, vestimentas adequadas.

 

No que se refere a afeto, pode perceber-se claramente que a mesma é uma pessoa carente, vive sempre reservada das outras pessoas idosas que moram na mesma rua. Lazer é algo que não existe em seu vocabulário. Apesar do filho e a nora morarem com ela, sempre há vejo sozinha, mesmo sem a capacidade física de se manter só, pois ela tem grandes dificuldades de locomoção, devido a vários problemas de saúde, inclusive de visão.

4. OBJETIVO

  • Compreender os fatores que envolvem a condição de abrigamento dos idosos acolhidos pelo lar Torres de Melo.

   

4.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Analisar as causas e conseqüências que leva o idoso a condição de abrigamento no lar Torres de Melo.
  • Pesquisar as políticas sociais e programas que atendem a violência contra o idoso oferecido pelo Estado Brasileiro.

5. METODOLOGIA

A pesquisa é de natureza qualitativa, ou seja, parte de observação de fatos fenômenos para se chegar as causas que desejam conhecer. Algumas características básicas identificam os estudos denominados “qualitativos”. Segundo esta perspectiva, um fenômeno pode ser melhor compreendido no contexto em que ocorre e do qual é parte, devendo ser analisado numa perspectiva integrada. Para tanto, o pesquisador vai a campo buscando “captar” o fenômeno em estudo a partir da perspectiva das pessoas nele envolvida considerando todos os pontos de vista relevantes. Vários tipos de dados são coletados e analisados para que se entenda a dinâmica do fenômeno e (GODOY, 1995,P.21 principalmente de livros e artigos científicos.

Pesquisa Bibliográfica é quando desenvolve-se através de material que já foi elaborado e constituído principalmente de livros e artigos científicos é uma das pesquisas mais seguras porque são fontes pesquisadas e estudadas.( GIL,2008,p.6)

  Essa pesquisa compreendera uma pesquisa de campo. Essa pesquisa será realizada na instituição Lar Torres de Melo: Que fica no endereço, Rua Júlio Pinto, Nº 1832, Bairro Jacareganga, CEP 600.35-010. Fortaleza, CE.

O Lar Torres de Melo foi fundado em 10 de agosto de 1905, como asilo de mendicidade do Ceará, tinha por objetivo acolher moradores de rua. Quando em 1979 por força da Lei teve que mudar seus estatutos, especificando o tipo de usuário e modalidade de atendimento, neste caso, já que tinha 280 idosos residentes, recebeu a denominação atual de Lar Torres de Melo. Por votação unânime da Assembléia Geral, em homenagem a José Ramos Torres Melo. O sujeito da pesquisa serão os idosos e os funcionários, do Lar Torres de Melo, os dados serão coletados através de entrevistas e questionários. (MONALISA MARTINS, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com