TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

7.0 PESQUISA DE CARGOS E SALÁRIOS

        A pesquisa salarial é uma prática muito utilizada pelas empresas nos dias de hoje. Trata-se de um estudo sobre a competitividade salarial e dos benefícios concedidos aos funcionários de uma empresa. Os dados obtidos nesta pesquisa são utilizados como base para a política salarial a ser praticada. Uma vez que a organização necessita de um equilíbrio entre os salários pagos dentro da mesma, o chamado equilíbrio interno. Permitindo também que haja um equilíbrio entre as práticas salariais das demais empresas, o chamado equilíbrio externo. Através dela que se define as faixas salariais.

        Tem como objetivos:

  • Investigação de dados como: salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), adicionais como periculosidade, insalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o “total em dinheiro” recebido pelo funcionário.
  • Podem ser pesquisados dados relativos a benefícios (assistência médica, odontologia, seguro de vida, refeição, etc.).
  • Busca entender a prática das empresas, podem ser quantificados, compondo a “remuneração total”, ou seja, o “total em dinheiro” acrescido do quanto representam monetariamente na composição.
  • A empresa que está realizando a pesquisa salarial é comumente conhecida como empresa patrocinadora e a prática adotada por estas empresas é a de entregar, às outras empresas participantes, um relatório com dos resultados finais obtidos na pesquisa sem qualquer custo.
  • Periodicamente é necessário realizar as pesquisas salariais a cada seis meses ou um ano, conforme as variações de remuneração do mercado e o ambiente sindical. Para acompanhar a evolução do mercado.

        A empresa patrocinadora da pesquisa de cargos e salários, Coxinhas Express, uma empresa de médio porte e em expansão no mercado. Conta com um número de 50 colaboradores, sua produção é destinada tanto ao mercado do atacado, quanto, ao do varejo, dessa forma consegue atender e alcançar um público muito maior, portanto vem se destacando no segmento dos salgados e afins.

        O responsável pelo setor de RH da empresa em questão, Senhor Gilson Vasconcelos, e também responsável pela Pesquisa de Cargos e Salários, realiza a mesma anualmente, sempre com a colaboração de empresas da região e do ramo.

8.0 ESCOLHA DOS CARGOS A SEREM PESQUISADOS

        

        Dentro das necessidades da empresa junto ao ramo em que ela trabalha, observa-se que a pesquisa deverá ser feita em relação a cargos essenciais do qual ela dispõe. Abaixo segue a Descrição dos cargos para a pesquisa salarial.

  1. Atendente de Lanchonete: CBO (5134-35), funções gerais: atende os clientes, prepara e serve alimentos e bebidas para os mesmos, funções específicas: Monta e desmonta mesas, organiza, confere e controla materiais do trabalho (bebidas, alimentos, listas de espera), prezam pela limpeza e higiene do local de trabalho, atendimento ao cliente.
  2. Operador de Caixa: CBO (3-31.45), funções gerais: Opera caixa registradora em casas comerciais, normalmente de auto-serviço, como supermercados, digitando as teclas e efetuando operações correlatas, para calcular e cobrar o valor das mercadorias adquiridas pelos clientes, funções específicas: efetua as operações de abertura da caixa, como limpeza, atualização de datas, checagem de valores e outras, valendo-se de sua experiência e seguindo rotinas, para deixá-la nas condições requeridas pelo trabalho; registra os preços das mercadorias adquiridas e seu valor total, pressionando as teclas da máquina, para determinar a quantia a ser paga pelo cliente; procede à cobrança do valor total das compras, recebendo-o em espécie ou cheque e passando o troco, para recolhê-lo posteriormente aos cofres da empresa; faz o balanço do caixa ao final do serviço, comparando o total registrado na fita e os valores disponíveis, para assegurar-se da exatidão das cobranças efetuadas. Pode desempenhar outras tarefas, como prestar informações aos clientes, remarcar preços, repor produtos, receber embrulhos e vasilhames, contar moedas e outras próprias do comércio.
  3. Salgadeiro: CBO (8418-10), funções gerais: Produzem massas alimentícias, doces, salgados, achocolatados e chocolates, funções específicas: preparam massas alimentícias e recheios e controlam processos e linhas de produção, efetuam testes e inspeções em produtos e embalagens, preparam utensílios, máquinas e equipamentos para produção e realizam manutenção produtiva das máquinas e equipamentos, trabalham seguindo normas de higiene, segurança no trabalho, qualidade e preservação ambiental.
  4. Entregador: CBO (5191-10), funções gerais: coletam e entregam documentos, valores, mercadorias e encomendas, funções específicas: realizam serviços de pagamento e cobrança, roteirizam entregas e coletas, localizam e conferem destinatários e endereços, emitem e coletam recibos do material transportado, preenchem protocolos, conduzem e consertam veículos.

9.0 ESCOLHA DAS EMPRESAS

        Com base na descrição dos Cargos a participarem da pesquisa salarial, a Organização patrocinadora da mesma, buscou por empresas do mesmo segmento de negócio, ou seja, o ramo de salgados e afins. Cinco empresas que atendem a este mercado foram convidadas a participar, fornecendo os dados necessários para que a pesquisa fosse elaborada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com