TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios

Dissertações: Desafios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BAYEUX-PB

1 - Localização

O município de Bayeux está localizado na Microrregião Bayeux e na Mesorregião Mata Paraibana do Estado da Paraíba. Sua Área é de 32 km² representando 0.0563% do Estado, 0.002% da Região e 0.0004% de todo o território Brasileiro. A sede do município tem uma altitude aproximada de 11 metros, distando, 7,68 Km da capital. A cidade localiza-se na planície flúvio-marinha do complexo do estuário do Rio Paraíba, localizado na microrregião da Mata Paraibana, mais precisamente na microrregião de João Pessoa.

Localização da cidade de Bayeux - PB

2 - Tipos geológicos

De acordo com o mapa geológico, foram identificadas duas unidades litoestratigráficas, grupo de barreiras e depósitos flúvio-marinha.

O Grupo Barreiras constitui uma cobertura sedimentar terrígena continental e marinha, ocorrem ao longo do litoral brasileiro e se estendem desde a região amazônica, por toda região costeira norte e nordeste, até o estado do Rio de Janeiro. A natureza caulinítica de vários afloramentos do Grupo Barreiras visto que se dá, preferencialmente, em condições de clima quente e úmido. É composto por uma sequência de sedimentos detríticos, siliciclásticos, de origem fluvial e marinha, pouco ou não consolidados, mal selecionados, de cores variegadas variando de areias finas a grossas, predominando grãos angulosos, argilas cinza-avermelhadas, com matriz caulinítica e ocorrência escassa de estruturas sedimentares.

Com relação à origem fluvial do Grupo Barreiras, os conglomerados estão ausentes ou em menor quantidade, rochas típicas de leques aluviais. Os sistemas fluviais, contudo parece não ter sido os agentes predominantes na deposição dos sedimentos Barreiras. A sedimentação Barreiras obedeceu a um conjunto de fatores ambientais que envolveram, principalmente, mudanças climáticas, oscilações do nível do mar e movimentos tectônicos, que ocorreram em uma sequência de eventos determinantes à elaboração da configuração atual do litoral brasileiro.

A sedimentação do Grupo Barreiras está relacionada a superfícies de aplainamentos, originadas pela separação do continente africano e sul-americano e sofrendo interferências das mudanças climáticas muito intensas no Cenozóico. A gênese do Barreiras está associada a diferentes cíclicos de erosão e deposição, por conseguinte, a sucessivas superfícies de aplainamentos, originadas por pulsos tectônicos e climáticos.

3 - Tipos de solo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com