TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição Processo De Banho

Artigos Científicos: Descrição Processo De Banho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Figura 01 – Fluxograma do processo de fundição de ferro; em verde os resíduos gerados.

Fonte: Adaptado de Chegatti, 2004.

Com o vazamento do metal líquido no interior do molde e após sua solidificação, o mesmo é desagregado (desmoldado), e assim a peça fundida é separada da areia, que retorna quase que integralmente para a confecção de novos moldes. No entanto, ainda que ela retorne ao processo produtivo para confeccionar outros moldes, é preciso que se incorpore areia nova no processo, pois as novas tecnologias na confecção dos moldes requerem areias limpas (areias novas) (MARIOTTO, 2001).

A recuperação da areia só é possível se a mesma possuir as características específicas para retornar ao processo, caso contrário ela é enviada para aterro (FLORIDO, 2007). Para que se mantenha constante a quantidade total de areia em processamento em uma fundição, é necessário o descarte regular de uma quantidade de areia usada equivalente à de areia nova que entra no processo (WATANABE et al. apud FLORIDO, 2007).

Segundo a Associação Brasileira de Fundição - ABIFA (2006), a indústria de fundição apesar de utilizar sucata como matéria-prima para a fabricação de suas peças é grande geradora de resíduos sólidos. Dentre os resíduos gerados estão as areias fenólicas ou de macharia, areias de moldagem ou areia verde, pós da exaustão de fornos e atividades de acabamento e moldagem, refratários e escória (CHEGATTI, 2004).

Mariotto (2001) afirma que o volume de areia descartada pelas fundições anualmente no Brasil gira em torno de 2 milhões de toneladas, o equivalente a uma pirâmide com 200 m de altura. A areia que é descartada no processo de moldagem corresponde ao maior volume de resíduos gerados pela indústria de fundição, e apresenta características quantitativas e qualitativas diferenciadas, em função dos tipos de tecnologias de processos utilizados (BIOLO, 2003). De acordo com dados da ABIFA, as areias de moldagem representam aproximadamente 80% dos resíduos gerados no processo de fundição (SILVA, 2007). Tipicamente, para a produção de cada tonelada de ferro ou aço é requerida cerca de uma tonelada de areia (WINKLER; BOL’SHAKOV, 2000).

Para Bastian e Alleman apud Chegatti (2004), o resíduo de areia de moldagem é em sua maior parte constituído de areia, geralmente sílica, olivina, zircônio, cromita e outras areias básicas utilizadas. Segundo Silva (2007), estima-se que mais de 95% dos resíduos de areia de fundição de ferro são classificados como de Classe II-A (não perigoso e não inerte) conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Ainda assim, por sua grande geração, a areia de moldagem caracteriza-se como um grande problema ambiental para as empresas do ramo metal mecânico, tanto por sua classificação como resíduo não inerte quanto pela disposição em aterro de grandes volumes. Seus impactos ambientais também estão associados ao consumo de recursos naturais, como a areia, bentonita e pó de carvão, além da necessidade de criar locais para aterro desse resíduo (CHEGATTI, 2004).

O reuso deste resíduo, sempre atendendo a regulamentações, já é realizado em países como os Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França e Suécia. Sua aplicação varia desde a composição de mistura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com