TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Institucional

Por:   •  2/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.880 Palavras (16 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1.DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO                                      04                                                                                                

2.ORIGEM HISTÓRICA                                                 05/06/07

   2.1-Implantação do Centro de Hemoterapia

e Hematolo do Piauí- HEMOPI,                                            08

                                                                       

3.OBJETIVOS:                                                                      09

    3.1. Geral                                                                           09                                                            

    3.2.  Específicos                                                               09

4.ORGANOGRAMA DA INSTITUIÇÃO                                10

5.CARACTRIZAÇÃO:                                                           10

   5.1- Natureza                                                                      10

   5.2- Recursos:                                                                    10

      5.2.1- Financeiro                                                             10

      5.2.2- Humanos                                                               10

6.SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO                               11

   6.1- Atividades Desenvolvidas pelo Serviço Social       12

   

   

     

1-DESCRIÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO:

               O presente trabalho trata-se de um Diagnostico institucional do local de estágio Supervisionado e é parte integrante da disciplina Estágio Supervisionado I do período do curso de Serviço Social da Universidade     ANHANGUERA UNIDERP, tendo como supervisora acadêmica Djelza Maria de Carvalho - CRESS 1147,22ª região supervisora de campo a assistente social Maria de Jesus Paz- CRESS 201, 22º região. Realizado no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Piauí- HEMOPI, é o único Hemocentro do Estado do Piauí, responsável pelo fornecimento de sangue em todo o estado. Localizado em Teresina, na Rua 1º de maio, 235 Centro-Sul. CEP 64.001-430: Teresina - Piauí * CNPJ: 06.553.564/0100-10 * Telefones (86) 3221-8319 / 8320 / 4989 / 3852 * SITE: www.hemopi.gov.br

                O HEMOPI é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, tendo como principal mantenedora o Sistema Único de Saúde (SUS), Governo do Estado, convênios e hospitais particulares.

                 O HEMOPI tem como missão “coordenar, planejar, orientar e desenvolver política de assistência a hematologia e hemoterapia, garantindo o acesso da população aos serviços com segurança e qualidade”.

                 O Estágio Supervisionado I é um componente essencial na formação acadêmica, pois proporciona ao aluno o conhecimento das atividades realizadas no campo de estágio na área do Serviço Social, tendo a oportunidade de comparar a teoria com a realidade, observando e participando das atividades, o que lhe favorecerá na análise e interpretações dos problemas sociais que lá existem e definir formas de intervenção necessárias.

2. ORIGEM HISTÓRICA

                    Entre os anos de 1967 a 1970, período muito importante para os serviços transfusionais no Brasil, trabalho que se realizava praticamente de forma amadora, o Ministério da Saúde e o Pró-sangue começaram a pensar estratégias para organizar a atividade hemoterápica no país. Com isso, começaram a ser pensados e executados, serviços dentro da ética, dos padrões profissionais e com a fiscalização da atividade.  

                 Vale Ressaltar  a necessidade de informar sobre a inexistência de fontes bibliográficas que relatam sobre o início da Hemoterapia no Piauí, para colher estas informações dentro da própria instituição, realizou-se através de conversas informais contatos com gestores: diretores, supervisores e servidores fundadores  e registro  de documentos internos.

                 No Estado do Piauí, na década de 70, havia  uma associação de doadores na capital, cujo  Presidente era responsável pelo cadastro de doadores,

                 Na capital, em Teresina existiam três Bancos de Sangue: Hospital  Getulio Vargas, Maternidade Evangélica Rasa  e Hospital Casa Mater. Com a presença de uma Medica Hematologista  no HGV, a Direção sentiu a necessidade de melhorar as condições e controle no banco de sangue deste hospital, tomando o banco do sangue responsável pela coleta e armazenamento. Dai então foi formando uma equipe multiprofissional composta de um medico chefe, especialista em Hematologia, que se responsabilizasse sob a direção do setor, uma hematologista e uma Assistente Social. Estrategicamente foram definidas as funções: O chefe assumiu o controle administrativo/técnico, A hematologista realizava a triagem, o acompanhamento do doador, como também implantou o tratamento de pacientes com doenças hematológicas; a Assistente Social trabalhava as

famílias de pacientes, orientando sobre a importância de doação de sangue e acompanhava aos doadores durante a doação.

                O Serviço Social passou a participar efetivamente de ações envolventes e multidisciplinar junto as questões da Instituição que se relacionam os aspectos sócio educativo. Evidenciando sua participação desde o planejando à executando de ações voltadas aos usuários/ beneficiários.

                A primeira parceria foi firmada com o clube 25 BC, quando todos os recrutas ao alista-se, teriam que fazer a tipagem sanguínea e consequentemente se tornando doadores de sangue.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com