TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade ao Acesso dos Serviços de Saúde

Por:   •  21/3/2016  •  Bibliografia  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...........................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO................................................................10

3. CONCLUSÃO.............................................................................11

4. REFERENCIAS...........................................................................12


1.  INTRODUÇÃO

A saúde no Brasil é direito de todos e dever do Estado. É o que está

Escrito na Constituição Federal de 1988. Mais que um direito, saúde no Brasil é item de relevância pública, o que assegura a participação do Ministério Público na fiscalização do cumprimento das leis.

E foi justamente para garantir que esse direito constitucional fosse Respeitado que o Sistema Único de Saúde, o SUS, foi criado – isto é, para Proporcionar atendimento público e gratuito para toda a população. O SUS é um sistema formado por várias instituições dos três níveis de governo (União, Estados e Municípios) e pelo setor privado, com o qual são feitos contratos e convênios para a realização de serviços e ações, como se fosse um mesmo corpo. Assim, quando um serviço privado – um hospital, por exemplo – é contratado pelo SUS, deve Atuar como se fosse público.

Mas na pratica nem sempre este sistema funciona, deixando a população frustrada e indignada pela falta de atendimento, e grande dificuldade ao acesso a saúde publica em Rondônia. O que observamos em grande maioria dos hospitais públicos e superlotação, e falta de profissionais para o atendimento, o que se faz necessário um mudança nas políticas publicas para viabilizar estes atendimentos, pois a demanda e muita, mas as unidades de atendimentos são poucas.

        


2. desenvolvimento

Serviço público é um conjunto, de atividades e serviços ligadas à administração estatal através de seus agentes e representantes, mas também exercida por outras entidades, mesmo que particulares, sempre visando promover o bem-estar à disposição da população. Para a fruição direta por seus membros individualmente. Estas atividades, prestadas pelo Estado para a sociedade, são desempenhadas pelos funcionários públicos que estão integrados nas entidades governamentais, tais como entidades político-administrativas, de direito público e de segurança pública

Serviços públicos tendem a ser considerados tão essenciais para a vida moderna que suas provisões universais precisam ser garantidas por razões morais, e algumas está até mesmo associado com direitos humanos fundamentais. Mas o acesso aos serviços públicos vem de encontro com umas variáveis de problemas e situações, que acaba a dificultar este acesso, com a modernização e informatização o advento da Internet revolucionou o acesso à informação, e como fruto deste processo de mudança, infere-se novos desafios e paradigmas.  

Pois em muitos os casos, os servidores públicos não são capacitados corretamente para atendimento, com isso a população enfrenta diversos obstáculos, para ter acesso aos serviços públicos, pois o atendimento em muitos os municípios e Estados e ate mesmo a nível nacional, principalmente na rede publica de saúde, onde a insatisfação da população tem sido maior.

Devido a falta de profissionais nas unidades de atendimento a saúde traz transtornos e deixa em muitas famílias graves seqüelas principalmente psicológicas, devido a uma política publica defasada, as políticas publicam são bem elaboradas e aprovadas pelo congresso nacional sancionada pelo presidente da Republica, mas na pratica ela não funciona como deveria, a cada novo plano criado os recursos são disponibilizados, mas, deparamos com a má distribuição destes recursos, gerando com isso uma problemática muito grande principalmente em município e estados, com uma geração de renda baixa, esse acesso se torna cada vez mais difícil.

                    O Brasil tem um dos sistemas, mas bem elaborado de saúde, do mundo que é o SUS (sistema único de saúde) implantado há 25 anos, O Sistema Único de Saúde foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis nos 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e 8.142/90 para tornar obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças monetárias sob qualquer pretexto. Os centros e postos de saúde, bem como os hospitais - incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros (bancos de sangue), além de fundações e institutos de pesquisa, fazem parte do SUS.

 Por meio desse sistema os cidadãos têm direito a consultas, exames, internações e tratamentos nas unidades de saúde públicas (nas esferas municipal, estadual e federal) ou privadas, contratadas pelo gestor público de saúde. O SUS é financiado com recursos dos governos federal, estadual e municipal, arrecadados pelos impostos e contribuições sociais pagas pela população, e sua principal finalidade é dar atenção básica aos pacientes mediante o atendimento em postos, centros de saúde e unidades de Saúde da Família.

Este sistema único de saúde tem milhões de recursos destinados, mas deparamos com uns desvios muito grandes de recursos públicos, estes desvios de recursos fazem com que faltem remédios, falta de profissionais, pois os salários em muitos municípios são muito abaixo da media para o profissional, acarretando com isso desistência de atuar ou ate mesmo de trabalhar. Outros trabalham, mas, com atendimento péssimo, deixando de cumprir com exatidão e responsabilidades, pois muitos são as pessoas que ainda hoje perdem sua vida na porta ou ate mesmo nos corredores de hospitais na espera de serem atendidos, em outros casos os profissionais comprometidos, não conseguem atende-los por falta de equipamentos e infra-estruturas para salvar a vida de muitos pacientes em grandes hospitais públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com