TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA NA ÁREA DO SERVIÇO SOCIAL: PERSPECTIVA DOS SUJEITOS

Por:   •  6/7/2019  •  Artigo  •  5.756 Palavras (24 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 24

                                                           [pic 1][pic 2]

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA ÁREA DO SERVIÇO SOCIAL : PERSPECTIVA DOS SUJEITOS

Arlene Nogueira

Carmen Lúcia Rodrigues

Cristiene Gonzaga

Luciana Machado

Maria Indianira Ribeiro

Tatiana Bianchini Fraga

                                                                             Bacharelado em Serviço Social

                                                                                 Prof.ª Dr.ª  Mariana Selister

                                                                         

RESUMO

O artigo abordou a questão da Educação à Distância do Ensino Superior, na área do Curso Bacharelado em Serviço Social, pois diante da realidade, há uma eminente e elevada demanda de alunos matriculados em Serviço Social na modalidade EAD.O artigo buscou desvelar o Ensino à Distância em Serviço Social, baseado em uma história de vida, centrou-se na questão pedagógica e didática empregada no ensino à distância. Começar a refletir sobre as práticas e ferramentas utilizadas por meio da educação à distância no Ensino Superior em Serviço Social e buscar a opinião de um sujeito que vivenciaram essa realidade, remete à aproximação e aprofundamento de seu conhecimento, a sua historicidade e seu propósito na área da educação. Sendo o Ensino Superior decisivo na vida profissional do sujeito, desde seu desenvolvimento teórico e prático dentro do universo acadêmico, o artigo trouxe essa reflexão a partir da experiência vivenciada por uma aluna egressa da graduação à distância em Serviço Social, sua história de vida foi explorada através de uma entrevista em profundidade, os dados formam analisados e discutidos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; conhecimento; educação; Serviço Social; EAD.

 

ABSTRACT 

The article addressed the issue of Distance Education in Higher Education in the area of ​​the Bachelor's Degree in Social Work, because in view of the reality, there is an eminent and high demand of students enrolled in Social Work in the EAD modality. The article sought to unveil the Distance in Social Service, based on a life history, focused on the pedagogical and didactic question used in distance education. To begin to reflect on the practices and tools used through distance education in Higher Education in Social Service and to seek the opinions of subjects who have experienced this reality, refers to the approximation and deepening of their knowledge, their historicity and their purpose in the area of ​​education. Being the Higher Education decisive in the professional life of the subject, from its theoretical and practical development within the academic universe, the article brought this reflection from the experience lived by a student graduated from distance graduation in Social Work, its life history was explored through an in-depth interview, the data are analyzed and discussed.

Keywords: Teaching-learning; Knowledg; education; Social Work; distance learning.

1.INTRODUÇÃO

A proposta da respectiva pesquisa consiste em contribuir com a reflexão e crítica que gira em torno do processo de ensino-aprendizagem na modalidade de educação à distância na área do Serviço Social, é importante uma formação crítica, ética e política no Serviço Social, que vai de encontro com a proposta do curso, a formação de um profissional crítico e propositivo frente à sociedade, portanto, debater sobre o desenvolvimento da formação EAD em Serviço Social se faz importante, visto que, há um alargamento desmesurado no número de cursos a distância em Serviço Social no Brasil. 

O problema de pesquisa consistiu nas seguintes questões:

Como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem na concepção de educação à distância na área do Serviço Social no Brasil? A formação EAD está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares, assim como o Projeto Ético-Político que regem a profissão? Quais as fragilidades e potencialidades? E como é a realidade do aluno egresso frente ao mercado de trabalho, suas fragilidades e potencialidades?

Para abordar as questões supracitadas nas indagações no que tange e inspirou o presente estudo, focou-se como objetivos:

  1. Compreender se o Ensino à Distância é uma opção no âmbito da educação superior, capaz de formar bons profissionais nesta área de atuação.
  2. Explanar os meios e ferramentas pedagógicas, utilizadas no Ensino Superior à Distância em Serviço Social, de modo que se analise a eficiência e os resultados positivos e negativos, quanto à aplicabilidade de seu processo pedagógico.
  3. Perceber as novas ferramentas tecnológicas e plataformas digitais que vem sendo implantadas no sistema EAD com ênfase no Curso de Graduação em Serviço Social.
  4. Identificar o público voltado à Educação Superior à Distância.

Recentemente, as entrevistas “em profundidade” têm atraído interesses de pesquisadores sociais, como método de coleta de dados, incluindo o campo da educação. O objetivo deste estudo pautou-se em apresentar apontamentos e percepções pessoais de uma aluna egressa da graduação EAD em Serviço Social, através da entrevista biográfica em profundidade na pesquisa qualitativa, considerando sua importância sobre realidades sociais e contribuir para o aprimoramento do conhecimento nesta área, a educação à distância no Serviço Social. O uso da entrevista “em profundidade” ultrapassa as questões técnicas e dependendo do fenômeno investigado e do problema de pesquisa, pode se caracterizar como principal caminho de coleta de dados.

Como diria Goldenberg (2007), em sua obra: “A arte de Pesquisar”, a pesquisa qualitativa precisa estar amparada por pelo menos um método de coleta de dados, neste caso aplicamos a história de vida e como técnica a entrevista em profundidade, a autora mostra também como construir argumentos para a pesquisa, a construção, por exemplo, sendo que o primeiro passo é tornar o problema concreto, neste caso, se deu através da discussão com um sujeito que acumulou experiência na prática, dentro do campo de estudo em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (274.5 Kb)   docx (576.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com