TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COMO TÉCNICA PRIVILEGIADA DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  6/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 4

ENTREVISTA COMO TÉCNICA PRIVILEGIADA DE COMUNICAÇÃO

Este texto aborda que a entrevista no sentido amplo da comunicação verbal é a manobra mais usada no processo de trabalho de Campo. A entrevista é uma conversa a dois ou entre vários indivíduos, com a ação de um entrevistador que construirá informações relacionadas a seu objeto de pesquisa e abordagem.

As entrevistas podem ser classificadas em sondagem de opinião, entrevista semiestruturada, entrevista aberta ou em profundidade, entrevista focalizada e entrevista projetiva. Em todas estas abordagens como fonte primária ou secundária são informações que tratam realidades que os cientistas sociais denominam “subjetivos” com idéias, crenças, maneiras de pensar, condutas, projeções para o futuro, razões conscientes ou inconscientes de determinado comportamento. A entrevista como forma elevada de interação social e com a mesma dinâmica das relações existentes na sociedade tem a responsabilidade de captar a fala que é o seu material primordial e o entrevistador terá em mãos elementos que pontuam o cotidiano.

Para realização de uma entrevista elaborada se faz necessário que a entrevista seja estruturada, semiestruturada ou não estruturada, mas o entrevistador em campo precisa estar ciente dos princípios básicos em relação à entrevista, desde uma boa apresentação que faça menção do interesse da pesquisa em equipe, com uma credencial institucional para identificação, conhecer os motivos da pesquisa em linguagem de senso comum que justifique a escolha do entrevistado e que garanta seu anonimato e sigilo sobre os dados com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Entrevista Não Estruturada, Aberta ou Não Diretiva

Pode ser definida como “conversa com finalidade”, com um roteiro Inicial onde o pesquisador não impõe limite na fala do entrevistado, a quantidade de material produzido é mais denso e tem uma profundidade maior em relação às entrevistas através do questionário.

Segundo Michelat (1975) quanto mais importante é o material produzido na entrevista, mais ele enriquece a análise que busca atingir níveis profundos. No caso da pesquisa qualitativa ocorre o contrário, é o envolvimento do entrevistado com o entrevistador.

Entrevista Semiestruturada

Ela obedece a um roteiro que é apropriado e utilizado pelo pesquisador mantendo uma abordagem segura, sobretudo aos investigadores com menos experiência.

Entrevista fechada ou questionário

No caso da pesquisa qualitativa os questionários acrescentam a técnica com a compreensão dos fatos e das relações humanas.

Técnica Delphi 

É uma entrevista realizada através do envio de uma série de questionários ou roteiros pelo correio, onde o investigador se propõe a conhecer a opinião de um determinado grupo de pessoas. Essa técnica é também usada para dar apoio na construção de instrumentos fechados ou semiestruturados de uma investigação.

Pesquisa em grupo

As técnicas mais comuns são as de grupo focal e as de brainstorming ou chuva de idéias, são utilizadas em pesquisas qualitativas com meios desenvolvidos para se atingir o objetivo. No grupo focal é necessário se fazer entrevista ou conversa em grupos pequenos e homogêneos com um bom planejamento, a técnica deve ser aplicada mediante a um roteiro que vai do geral ao específico e um mediador capaz de conseguir a participação e interação de todos os integrantes do grupo. O valor essencial desta técnica baseia-se na capacidade humana de formar opiniões e atitudes na interação com os outros seres humanos, portanto o uso de questionário fechado e entrevistas nos grupos focais, vão contra opiniões individualmente. Mas podem ter uma função específica da abordagem qualitativa para focalizar a pesquisa e redigir questões mais precisas e acrescentar informações sobre conhecimentos peculiares, atitudes e percepções e desenvolver hipótese de estudo com técnicas exclusivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com