TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE REALIDADE TERRITORIAL

Por:   •  21/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  13.452 Palavras (54 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 54

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL 6° SEMESTRE

ERICA DA SILVA DOS SANTOS

PROJETO DE EXTENSÃO

   Vila dos Funcionários - BA

Barreiras/BA

2015


ERICA DA SILVA DOS SANTOS

ESTUDO DE REALIDADE TERRITORIAL

Vila dos Funcionários - BA

Trabalho apresentado ao curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplina de Estágio Supervisionado I.

Coordenador do curso: Valquíria Aparecida Dias Caprioli.

                   

               

Período de realização: 28 de outubro a 02 de dezembro de 2015

Barreiras/BA

2015


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..............................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO...................................................................................6

3- CONCLUSÃO................................................................................................10

4- REFERÊNCIAS.............................................................................................11

5- ANEXOS........................................................................................................12



1- INTRODUÇÃO

O projeto de extensão se configura num momento de aproximações sucessivas frente à realidade para a identificação, conhecimento e consequente formulação de propostas de intervenção com vistas ao enfrentamento das manifestações da questão social, objeto de trabalho do assistente social. O projeto de extensão realizado visa aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Serviço Social, tanto na área do projeto, como execução e testes, tendo a possibilidade de reformular os conceitos trabalhados durante a graduação. Nesse projeto a aluna aprende a trabalhar a realidade territorial em uma comunidade no bairro Vila dos Funcionários, na cidade de Barreiras-BA. O objetivo desse projeto é dar oportunidade da aluna colocar em prática os seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso, divulgar o nome da instituição que promoveu esse projeto de extensão no âmbito local.

Para realização desse projeto houve a necessidade de reunir-se com o supervisor de campo, o orientador acadêmico do estágio e colegas da graduação a fim de definir o bairro a ser estudo e posto em pratica o projeto, nessa oportunidade foi definido então o bairro Vila dos Funcionários. A posteriori foi realizado um levantamento da área a ser estudada, feito através de visitas ao bairro previamente definidas com a supervisora e orientadora do projeto. No segundo momento realizamos o diagnóstico social do bairro com bastante minunciosidade, eficiência e dedicação, onde foi coletadas informações da realidade das famílias que reside naquele no bairro Vila dos Funcionários e os aspectos do território usado, o chão mais a identidade daquelas pessoas que ali sobrevivem, o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida.

Foram elaborados questionários para levantamento de dados das famílias, com o intuito de conhecer o perfil sócio-econômico-cultural, educacional, religioso, os campos de lazer, bem como conhecer as demandas e necessidades locais do bairro Vila dos Funcionários. Os questionários foram aplicados à população em visitas programadas e respondidos por eles de forma espontânea e consentida através do termo de livre esclarecimento. Os dados avaliados com entrevista foram interpretados e avaliados pela aluna do 6º semestre do curso de Serviço Social da UNOPAR.

O projeto de extensão do Estagio curricular obrigatório I, sob a supervisão de campo do assistente social e supervisão acadêmica, é de grande importância para a formação dos Assistentes Sociais, pois ele oportunizará o desenvolvimento da capacidade do aluno para o trabalho profissional, bem como a reflexão sobre a realidade social a qual está implantado.


2- DESENVOLVIMENTO

O território integrava a Sesmaria da casa da Ponte de Antônio Gudes de Brito. Seu povoamento iniciou-se na segunda metade do século XIX, por aventureiros procedentes das margens do São Francisco e Norte de Goiás. A descoberta da mangabeira, árvore de cuja seiva se fazia a borracha, contribuiu para a formação do arraial Barreiras, elevado à freguesia, em 1881. O desenvolvimento do município de Barreiras intensificou-se a partir da década de 1960, com a construção da Rodovia Salvador/Brasília (BR-242) e com a introdução da cultura de soja na região. Em 1961, o topônimo foi mudado para Governador Antônio Balbino, pela Lei Estadual nº 1.459, cuja vigência depende da promulgação da Nova Divisão Territorial do Estado. No decorrer de sua história, Barreiras teve seu território desmembrado para formar os municípios de Baianópolis, Catolândia e São Desiderio, em 1962. Os nativos de Barreiras são chamados barreirenses.

Barreiras é uma cidade do estado da Bahia, sendo a décima segunda mais populosa deste Estado, situada no extremo Oeste da Bahia, a cidade é cortada pelo Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco, e é atravessada por 3 rodovias federais.  Com uma população estimada de 152.208 habitantes, apresentando como área territorial 7 859,225 km².

A cidade é um importante polo agropecuário e o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, turístico e cultural da região oeste da Bahia. Barreiras junto as suas cidades circunvizinhas compõe a maior região agrícola do nordeste, além da agricultura irrigada, presente no município, com destaque para a produção de frutas. Além dessas potenciais, pode-se perceber também intensa atividade comercial abastecendo toda região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.5 Kb)   pdf (339.2 Kb)   docx (101.8 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com