TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  19/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I

2018

[pic 3][pic 4]

A Fundação tem como finalidade a programação e coordenação de medidas de apoio aos órgãos, departamentos ligados a instituição como entidades que desenvolvem as ações, programas e serviços de Assistência Social.

Com relação aos serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Básica, realizados pelos órgãos temos:

-O atendimento ao grupo familiar e situação de vulnerabilidade social, tendo como forma favorecer as famílias a construção de vínculos sociais e a participação em projetos coletivos, com o atendimento psicossocial, ações sócio-educativas a crianças e adolescentes, serviços de socialização na comunidade á pessoa com deficiência, serviços de socialização de idosos, serviços de incentivo ao protagonismo juvenil e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.  

- A doação de Benefícios Eventuais como o auxilio por natalidade ou morte ás famílias cuja a renda mensal per capta seja inferior a um quarto e outros benefícios que venham a atender as necessidades advindas de situação de vulnerabilidade social.

- Realização e revisão de Beneficio de Prestação Continuada-BPC não contributivo no valor de um salário mínimo.

- Cadastramento das famílias de acordo com critérios e indicadores socioeconômicos e culturais, para o recebimento do benéfico de programas do governo federal na área da assistência social.

- Programa de inclusão produtiva, projetos de enfrentamento da pobreza e transferência de renda.

- O desenvolvimento de ações relativas á segurança alimentar.

- O estimulo, a convivência diurna de idosos, onde são desenvolvidas atividades físicas, laborativas, recreativa, culturais associativas e de educação pára cidadania.

- O estimulo, ao desenvolvimento de atividades de atendimento que favoreçam a formação profissional e cidadã, a capacitação e a geração de renda como estratégia básica para a conquista da autonomia pessoal e familiar.

         - A prestação da assistência social direta, quando imprescindível e na medida das possibilidades de seus recursos financeiros.

        - Na execução de programas e projetos Federais: Pró-Jovem, Centro de Referencia de Assistência Social -CRAS, Beneficio de prestação Continuada- BPC, Cadastro Único, Bolsa Família.

O Programa de Proteção Social Especial de Média Complexidade baseia-se nos atendimentos assistências destinados ás famílias e indivíduos com seus direitos violados, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquico, abuso sexual, uso de substancias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

O Programa de Proteção Social de Alta Complexidade tende a oferecer atendimento ás famílias e indivíduos com uma grave violação de direitos, sem vínculos familiares e comunitários e se escrevem na necessidade da proteção integral aos seus usuários, na forma de assistência ao idoso, acolhimento de pessoas em situação de rua ou de violência, acolhimento as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, entre outras.

        

2.2- Política Social

A instituição tem como missão promover um conjunto de ações e iniciativas publicas, voltada ao atendimento aos cidadãos e grupos que se encontram em citação de vulnerabilidade e risco social, onde tem como busca a universalização dos direitos humanos, visando a emancipação dos assistidos.

Dentro os objetivos da instituição estão em prevenir as situações de risco por meio do desnvolvimento de potencialidade e aquisições  ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

2.3 - Recursos financeiros

A fundação recebe recursos do Conselho de Assistência Social(CMAS) do município, juntamente com a Prefeitura Municipal de Itumbiara.  

3- ÂMBITO INSTITUCIONAL

3.1 Caracterização da População  

A população alvo são aquelas que vivem em situação vulnerabilidade social em decorrência da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos) e fragilização de vínculos afetivos, relacionais de pertencimento social (discriminação estarias, étnicas de gênero ou por deficiências), e favorecendo ao acompanhamento psicológico e assistencial para o publico alvo e seus familiares.

3.2 - Processo decisórios

No seu processo decisório se descreve por intermédio propostas implementadas através das políticas públicas de assistência social  que integram esta instituição na forma de proporcionar o acesso a todos os programas municipais, estaduais e federais , afim de promover   uma transformação social e mais qualidade de vida a toda a sociedade.

3.4 – Serviço Social na Instituição

O assistente social com relação a este contexto da questão social apresentada, tem como princípios repassar as orientações necessárias aos usuários sobre os programas que venham a beneficiarem para uma melhor promoção da inclusão social dos usuários na sociedade, em meio a educação, saúde, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com