TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETNOCENTRISMO E RELIGIÃO

Por:   •  10/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

ETNOCENTRISMO E RELIGIÃO

Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, melhor que as dos outros.  Palavra de origem grego, ethnos significa nação, tribo ou pessoas que vivem juntas, e centrismo, que indica o centro.

Escolhi, como pesquisa para meu MAPA , o etnocentrismo na religião, por identificar que por se tratar de algo sagrado, cada cultura defende e argumenta de forma bastante radical a sua crença.

Essa defesa representa um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias sem fundamentos. Este fenômeno universal pode atingir proporções drásticas, quando culturas tecnicamente mais frágeis entram em contato com culturas mais dominantes. Exemplo dessas questões, foi objeto de minha pesquisa, ocorrido na Ásia aonde uma série de explosões de bombas em igrejas e hotéis de luxo causou uma matança em Sri Lanka. Pelo menos 290 pessoas morreram, sendo vários estrangeiros, e mais de 500 ficaram feridas. Embora nenhum grupo tenha assumido a autoria dos ataques, o ministro da Defesa, Ruwan Wijewardene, afirmou que os culpados já foram identificados e os definiu como extremistas religiosos.

As primeiras explosões ocorridas no início da manhã, foram em três igrejas e em três hotéis de luxo localizados em diferentes lugares do país, onde centenas de fiéis celebravam o Domingo de Páscoa, que é a data mais importante para o calendário cristão. Mais tarde, ocorreram outras duas explosões, uma em um hotel e outra em um complexo residencial no norte de Colombo.

Sri Lanka, com quase 21 milhões de habitantes, é majoritariamente budista que representa 70% da população, os hindus 12% os muçulmanos 10% e os cristãos com apenas 7%. O país ficou conhecido pelos 26 longos anos de conflito étnico entre a maioria cingalesa budista e a minoria tâmil hindu que teve fim em 2009, a guerra causou entre 80.000 a 100.000 mortes.

Com isso pude compreender que limitar-se a sua cultura desconhecendo ou depreciando as demais culturas de povos ou grupos dos quais não fazemos parte, pode nos levar a uma visão estreita e preconceituosa das dimensões da vida humana, nos levando a acreditar que a cultura do outro é algo menor, sem valor, errado, primitivo. Ou seja, a visão etnocêntrica desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se à visão que possuímos como referência cultural e certamente está entre as principais causas da intolerância

Em contrapartida, o relativismo cultural tem como objetivo entender as diferenças culturais e estudar o porquê das diferenças entre culturas distintas. Enquanto o etnocentrismo tem uma vertente de confronto, o relativismo aborda as diferenças de uma forma apaziguadora.

É importante destacar que o relativismo cultural é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por povos de diferente cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com