TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra: Economia e Engenharia

Por:   •  27/5/2015  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

Palestra : Economia e Engenharia

Conforme informações do IPEA (instituto de pesquisas Aplicadas), se o Brasil crescer 4% ao ano, será necessário o triplo de engenheiros existentes hoje no mercado. Essa necessidade poderá ser um limitador para o cresimento nacional.

O Brasil possui muitos indicadores ruins na gestão publica e na carência de infrainstrutura, o que gera um gargalo no desenvolvimento do País.

O IPEA realizou três cenários diferentes em um estudo sobre o crescimento da economia nacional e sua respectiva demanda de profisionais de engenharia. Entre a previsão mais pessimista e a mais otimista, o número de engenheiros necessários, varia de 658 mil a 1,3 milhão respectivamente até 2020.

Para conseguir atender essa demanda, existem muitos defeitos de natureza cultural que precisam ser resolvidos, como falta de planejamento a longo prazo, falta de cultura de manutenão de bens publicos e privados, muita corrupção em todos os setores, falta aplicação da ciência e técnicas de Engenharia, arquitetura, urbanismo e geologia, enfim, falta um projeto de nação:

O que um país quer ser daqui 30 anos?

O número de conclusões de cursos de engenharia cresceu 138,4% entre 2000 e 2010, porém este número poderia ser maior, pois cerca de 57% dos estudantes de engenharia no Brasil desistem, e grande parte dos engenheiros formandos não trabalham na área e vão exercer outra profissão.

Outro fator que segundo o IPEA, é um possível entrave para o desenvolvimento econômico do País é a baixa idade dos profissionais recém formados em engenharia, o que faz necessário a qualificação constante dos profissionais.

Por isso é importante o profissional de engenharia estar atento às constantes mudanças do mercado de trabalho e o perfil exigido para a atividade.

As principais habilidades e competências exigidos ao profissional de engenharia e características que o estudante de engenharia deve buscar são:

- Ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares, onde cada um na equipe possui um conhecimento específico, formando assim um time mais forte;

- Estar convencido da realidade da educação continuada. Mesmo após a conclusão do curso de engenharia, se faz necessário continuar estudando e se aperfeiçoando.

- Ser capaz de projetar e conduzir experimentos e interpretar seus resultados;

- Ser capaz de se comunicar efetivamente nas modalidades oral e escrita. Um profissional que não sabe se expressar não terá um futuro promissor no mercado de trabalho;

- Ser capaz de entender o impacto das soluções de engenharia no contexto socioambiental;

- Ter iniciativa de fazer e de realizar na prática;

- Ser capaz de utilizar a informática como instrumento ao exercício de engenharia. TI já é considerado como BI = Business Inteligence;

- Ser capaz de gerenciar e operar sistemas complexos de engenharia. Isto inclui também a capacidade de gerenciar pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com