TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola

Ensaios: Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Dentre as atitudes e estratégias necessárias para o avanço e consolidação científica de um campo de conhecimento, colocaria em destaque a constante revisão da sua produção coletiva. Esse tipo de abordagem, ao mesmo tempo compilatória, sintetizadora e que pressupõe uma apreciação crítica, mostra-se mais exeqüível através do exame criterioso da parcela de conhecimento que é veiculado sob a forma de publicação.

As análises bibliográficas panorâmicas que pretendem realizar um balanço teórico, por mais minuciosas e rigorosas que consigam ser, sempre arcam com os riscos dos estudos generalizantes. Uma das suas limitações é que invariavelmente são incompletas. E, com o intuito de diminuir prováveis falhas nessa direção, opta-se por um recorte na totalidade do conhecimento acumulado. Não obstante sejam parciais, há pertinência nesse tipo de mobilização, pois viabiliza à comunidade científica uma orientação da produção escrita, possibilita a reflexão sobre os fundamentos filosóficos que, explícita ou implicitamente, vêm embasando o conhecimento na área, oferecendo então a possibilidade de reconsiderar suas determinações epistemológicas, além de poder proporcionar uma melhor compreensão do seu campo auxiliando em seu avanço qualitativo.

Com este trabalho me propus a contribuir para suprir esta necessidade contínua de revisão da produção do conhecimento na Educação Física, restringindo-me a analisar na literatura brasileira como a dança tem sido considerada e refletida, enquanto tematização na Educação Física. A partir desta preocupação inicial, foram formulados dois eixos de reflexão que serviram para balizar minha incursão pelos textos:

Como é tratada a questão da marginalidade da dança nos tempo e espaço escolares? Os textos exploram suas causas e/ou propõem algum tipo de encaminhamento para minimizála?

Há alguma preocupação de produção de uma cultura escolar da dança ou, ao contrário, são incorporadas, simplesmente reproduzidas e/ou acriticamente adaptadas às práticas predominantes na sociedade? A dança é tratada a partir de uma perspectiva idealista ou é uma dança questionada, contextualizada e relacionada com a realidade concreta daqueles que a produziram e produzem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com