TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espelho convexo e convexo

Relatório de pesquisa: Espelho convexo e convexo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Espelho Côncavo e Convexo.

Introdução

Os espelhos côncavos são encurvados (abaulados) para dentro. Trata-se de uma superfície esférica que apresenta na parte interna o seu lado refletor.

Dependendo da posição que o objeto ocupa diante desse espelho podemos obter uma imagem conjugada real ou ainda virtual, quando o objeto situa-se sobre o plano focal do espelho.

A sua orientação pode apresentar-se direita ou invertida, respectivamente, para imagens virtuais e reais, dependendo da posição do objeto em relação ao espelho.

Os espelhos côncavos são muito usados por mulheres para passar maquiagem no rosto, pois amplia a imagem. Espelhos convexos são abaulados para fora. Eles fornecem um só tipo de imagem. Sempre é menor que o objeto, direita e virtual.

Os espelhos convexos são bastante utilizados nos retrovisores direito dos carros, pois diminui a imagem para que caibam mais imagens no espelho, dando assim uma ampla visão.

Objetivo

Este experimento tem por objetivo construir um espelho convexo/côncavo bem como observar como os raios de luz se comportam quando são refletidos por ele.

Desenvolvimento do Experimento

Espelho Côncavo.

No primeiro experimento a face espelhada fica no mesmo lado do centro de curvatura considerando um espelho esférico côncavo com raio de curvatura R. o raio de curvatura é a distância entre o centro de curvatura e a superfície esférica.

Regras para a formação da imagem em espelhos côncavos Raio1: que incide no centro do espelho é Raio2: que passa pelo refletido simetricamente foco e é refletido ao eixo do espelho paralelamente ao eixo Raio3: paralelo ao Raio4: Raio que passa pelo eixo que é refletido no centro de curvatura retorna direção do foco do sobre si mesmo espelho.

Espelho Convexo.

Considerando um espelho convexo com raio de curvatura R. O raio de curvatura é a distância entre o centro de curvatura e a superfície do espelho. O centro de curvatura fica na parte de trás do espelho.

O raio1 que incide no centro do espelho é refletido O raio2 dirige-se para o simetricamente ao eixo do foco do espelho e é refletido espelho paralelamente ao eixo O raio3 paralelo, é refletido de tal forma que o seu raio4 dirige-se para o prolongamento passe pelo centro de curvatura e é foco de espelho refletido sobre si mesmo.

Materiais

Neste relatório foram utilizados os seguintes materiais:

- Fonte de luz branca

- Fenda

- Espelho côncavo e convexo

- Trilho para montagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com