TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Empresarial

Trabalho Universitário: Estrategia Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

1) A empresa possui as declarações de missão, visão e valores? Se sim, critique-as. Se não, em conjunto com o gestor da organização, crie essas declarações atendendo aos pre requisitos estudados. Em seguida estabeleça os objetivos estratégicos.

(Valor: 1,5 pontos)

Sim. Porto Seco Logística iniciou suas atividades em 07/12/2009, em Salvador – Ba e é especializada em transporte de cargas secas e commodites, atuando em todo o Brasil. Em sua declaração de missão a organização apresenta claramente os seus objetivos. Fortalecer sua marca junto aos clientes, com serviços exclusivos e personalizados às necessidades dos mesmos. A visão também estar bem definida, que é tornar-se parceiro de grandes clientes, com soluções adequadas para cada demanda, visando redução de custos otimizando as cargas com o serviço de armazenagem. Seus valores são dedicação, honestidade e a iniciativa e compromisso com sua missão e visão. Considero que a organização tem muito bem definidas suas missões, visão e valores.

2) Descreva os ambientes externo e interno desta organização e construa uma Matriz SWOT

(Valor: 1,5 pontos)

Matriz SWOT:

Ambiente Interno – (S) A empresa conta com veículos novos e modernos com motores na nova versão Euro 5, com baixa emissão de poluentes e consumo reduzido de combustível, os mesmos também contam com um sistema de monitoramento via satélite que da informações em tempo real da posição do veículo dando uma previsão para o cliente da entrega da carga, agregando também segurança para o motorista e para a carga.

Ambiente Interno – (W) A empresa ainda não conta com uma estrutura de armazenagem de cargas, o que faz com que seu cliente tenha que receber a carga imediatamente, o que lhe desfavorece em relação a alguns concorrentes.

Ambiente Externo – (O) Em virtude da pouca oferta de armazenagem para as cargas, e a grande demanda da mesma a industria necessita de mais empresas que tenham a capacidade de transportar e armazenar seus produtos, e a Porto Seco estar com investimentos na construção de um galpão para armazenagem, o que vai agregar valor a sua empresa.

Ambiente Externo – (T) A falta de mão de obra qualificada é um problema que desacelera as atividades da empresa, o crescimento da indústria em baixa também comprometem suas metas e objetivos.

3) Conforme estudamos, o objetivo de uma estratégia no nível de negócios é criar diferenças entre a posição de uma empresa e a de seus concorrentes. Para posicionar-se de maneira diferente deles, a empresa tem que decidir se pretende executar atividades de maneira diferente ou executar atividades diferentes. Portanto, as empresas escolhem uma entre cinco estratégias no nível de negócios para definir seu posicionamento competitivo estratégico desejado:

1. Liderança em custos

2. Diferenciação

3. Liderança em custos focada (em nicho de mercado)

4. Diferenciação focada (em nicho de mercado)

5. Liderança em custos/diferenciação de forma integrada

Qual dessas estratégias é atualmente a escolhida pela empresa? Se não consegue identificar sugira a adoção de uma delas justificando a sua recomendação; se consegue identificar, critique a estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com