TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dimensões Profissionais do Serviço Social

Por:   •  10/4/2021  •  Seminário  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Oficina de Formação Profissional

  1. Como você entende a relação entre pensamento (capacidade cognitiva) e prática?

Acredito que são indissociáveis, pois pensamos antes de realizar algo concreto, nesse sentido na atuação profissional as ações são pautadas pelo pensamento de acordo com o conhecimento que possuímos para poder realizar uma ação, sendo assim até mesmo as ações de cunho imediatista/pragmática são idealizadas teologicamente para serem realizadas.

2- Qual o sentido da teoria social (enquanto ciência) e qual sua relação com a prática social?

A teoria social crítica vem nos auxiliar a compreensão de mundo enquanto sociedade e da constituição do homem, assim, de acordo com as duas leituras indicadas também auxilia em analisar como chegamos a essa realidade concreta, com uma visão de totalidade dos fenômenos. Sendo possível na prática social identificar as situações que perpassam na instituição através de sua historicidade, mediar os desafios, para não ser apensas funcionário do Estado a cumprir as demandas impostas sem questionar dentro da sua capacidade e autonomia profissional as possibilidades a serem criadas com os usuários.

3- Em que consistiria a dimensão teórico-metodológica no trabalho desenvolvido pelos/as assistentes sociais e qual é a orientação hegemônica dessa dimensão na atualidade?

A dimensão teórico-metodológico requer um arcabouço teórico que permitirá que o/a assistente social utilize seu conhecimento teórico para dar respostas as demandas que lhe são colocadas no cotidiano do seu exercício profissional, indo além do senso comum, se baseando em uma reflexão crítica para a sua atuação no espaço institucional. Essa dimensão possui um direcionamento hegemônico adotado pela categoria profissional pautado no materialismo histórico dialético, que busca analisar o contexto histórico numa visão de totalidade, para que assim possamos fazer uma leitura da realidade e intervir nela a partir das nossas ações, ou seja, essa dimensão possibilita a análise do real partindo do método. Cabe também ressaltar a necessidade de articulação entre as três dimensões da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com