TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio no CRESS

Por:   •  30/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE ESTÁGIO

1 – IDENTIFICAÇÃO DO ACADÊMICO

Nome:_Nathália Ribeiro Rocha____________________________________RGM: __183.1984__________

Nível de estágio:___1°____ Semestre: _____5°_________Telefone:__94-99158-8527__________________

E-mail: _nathaliarocha02@gmail.com________________________________________________________

Nome do supervisor pedagógico:____ Luciana Henrichsen Schimitt________________________________

Polo de Apoio Educacional: _Ourilândia do Norte – Escola 100___________________________________

2 – DO CAMPO SÓCIO OCUPACIONAL

Local:_ Centro de Referência Especializada de Assistência Social_Maria Edite Wobeto Corravetta

Fone:_ 94) 3433-3757______

Rua: __Rua do Café_______________Bairro___Morumbi_____________________________________

Cidade:__Tucumã______UF: ____PA_________CEP:__68385-000_________________________

Supervisor de Campo: _Anailza Soares Pereira__________________CRESS: ___7820_______________

3. PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO

Período de realização do estágio:

Dia (s) da semana:_Segunda-feira a Sexta-feira_ horário:___________ 6hrs_______________

Data do início: ___13/09/2016____________término: ___________14/11/2016____________________

4. DESENVOLVIMENTO

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS constitui-se numa unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com os seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado.

Nesta perspectiva, o CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência e a contra referência com a rede de serviços sócio assistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos2 e movimentos sociais. Para tanto, é importante estabelecer mecanismos de articulação permanente, como reuniões, encontros ou outras instâncias para discussão, acompanhamento e avaliação das ações, inclusive as Inter setoriais. Na implantação do SUAS, o CREAS, neste primeiro momento, prestará atendimento às situações de risco e violação de direitos de crianças e adolescentes e atendimento a adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa em meio aberto (L.A e PSC), direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção a suas crianças e adolescentes. Cada município verificará a possibilidade de ampliação gradual dos serviços, de modo a abarcar outras situações de risco ou violação de direitos (com relação às pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, população de rua, entre outras).

  • Caracterização geral da instituição (ex. CRAS, CREAS, CCI, APAE etc...) serviços prestados e usuários atendidos.

O primeiro é o serviço de proteção social aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Neste serviço, adolescentes e jovens em conflito com a lei, cumprindo medida socioeducativa, serão acompanhados pela equipe técnica do CREAS, a fim de construir e reconstruir seus projetos de vida, rompendo com a prática do ato infracional.

A Assistente Social que atua nesta instituição, é uma profissional qualificada que desenvolve o seu trabalho de acordo com as normas necessárias, é competente e muito atenciosa com os usuários, realizar a prestação de serviços sociais. Os instrumentos utilizados pelo o mesmo são:

  • Fichas para triagens;
  • Relatórios;
  • Visitas domiciliares;
  • Prontuário SUAS;
  • Fichas de cadastro;

  • Descrição da atuação do Assistente Social na instituição e seus instrumentos utilizados no exercício profissional.

A utilização dos instrumentos no cotidiano da prática profissional é um fator importante para o assistente social, pode ser visto como estratégia para a realização de uma ação na prática profissional. As visitas domiciliares auxilia no acompanhamento relacionados as condições de moradia, saúde, a fim de elaborar o relatório de visita domiciliar e emissão de parecer social, os relatórios são bastante utilizados na prática profissional, por que serve como registro importante capaz de subsidiar decisões, o prontuário do SUAS contribuir para a organização e qualificação do conjunto de informações necessárias ao diagnóstico, planejamento e acompanhamento do trabalho social realizado com as famílias/indivíduos. Todos os instrumentos utilizados pelo o profissional é de grande importância para a sua prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (89.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com