TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio supervisionado em serviço social na educação

Por:   •  22/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓTIO – ESTÁGIO I

Autor - FABIULA VALENTIM DOS SANTOS

Orientador Local – Naraiza Caldas Lira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES 0560/5) – Estágio I

dd/mm/aa

1 INTRODUÇÃO

O referido relatório do Estágio supervisionado I em Serviço Social tem o propósito de relatar as atividades desenvolvidas e a análise do local, sendo um espaço privilegiado de aprendizado teórico-prático para que o acadêmico aperfeiçoe seus conhecimentos e tenha uma aproximação com a prática profissional do Assistente Social em seu cotidiano, identificando desafios e possibilidades de intervenção frente às demandas profissionais.

A participação do Serviço Social na educação se dá no direito de todos, e também de ultrapassar as desigualdades sociais, orientação de cidadania e emancipação do indivíduo, logo o assistente social deve ser incluído na educação com o intuito de construir ações para a sociedade.

Segundo Gerardi (2000) o Serviço Social está intimamente relacionado com a educação, uma vez que este trabalho em conjunto com a escola proporciona o processo de aprendizagem quando utilizada as ferramentas ideais para viabilizar a qualidade de vida das crianças e das famílias.

Desta forma mencionarei aqui um pouco do trabalho do Assistente Social na área educacional, estando na supervisão da Assistente Social Naraiza Caldas Lira. O estágio foi realizado na Coordenadoria Regional de Ensino de Tefé – SEDUC, uma instituição estadual, localizada no Bairro de Juruá, Avenida Juruá nº 273, no município de Tefé Amazonas, no período de 02 de setembro a 25 de outubro de 2019.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

O estágio tem como referência a Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão; o Código de Ética Profissional de 1993, com seus onze princípios indicando o rumo ético-político e serem seguidos pela categoria profissional, assim como os conhecimentos a serem buscados; a Resolução CFESS/CRESS nº 533/2008, que regulamenta a Supervisão Direta de Estágio em Serviço Social e a PNE – Política Nacional de Estágio instituída pela ABEPSS no ano de 2010.

Por conseguinte, o Estágio Supervisionado em Serviço Social é um dos requisitos da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Serviço Social, pois constitui a primeira fase de observação, possibilitando ao aluno aprender a teoria e vinculá-la à prática do exercício profissional. O estágio foi realizado no período de 02 de setembro a 25 de outubro de 2019, de segunda a sexta-feira, nos horários das 14h às 17h na Coordenadoria Regional de Ensino de Tefé, localizada na Avenida Juruá, nº 273, no bairro de Juruá e atualmente está sob a gestão da professora Zélia Maria Marinho Figueredo.

A Coordenadoria é responsável por dezesseis (16) escolas da rede estadual, sendo que catorze (14) está localizada na zona urbana e duas (02) na zona rural. Há ainda uma escola conveniada: Escola Eduardo Braga - APAE. As escolas que se integram à Coordenadoria Regional de Ensino/SEDUC são as seguintes: Escola Estadual Alcijara de Queiroz, Escola Estadual Eduardo Ribeiro, Escola Estadual Eduardo Sá, Escola Estadual Frei André da Costa, Escola Estadual Deputado Armando de Souza Mendes, Escola Estadual Madre Maria das Mercês, Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, Escola Estadual Professora Nazira Litaiff Moriz, Escola Estadual Isidoro G. de Souza, Escola Estadual Santa Teresa, Escola Estadual Antídio Borges Façanha, Escola Estadual São José, Escola Estadual Amélia Lima e Escola Estadual Nossa Senhora das Graças.
As modalidades de ensino oferecidas são as seguintes: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Médio Tecnológico e os programas Projovem Urbano, Projovem Campo Saberes da Terra e Projeto Jovem Cidadão.

    Durante o estágio supervisionado foram notadas as observações feitas de visitas institucionais, Culminância de projetos, trabalho interno com atendimento ao servidor e alunos da rede estadual de educação, participação de seminário, reunião com pais e alunos, palestra e projeto.

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

O processo de inserção na instituição concedente foi através da assistente social a Sra. Naraiza Caldas Lira, a qual nos orientou a quem procurar para a admissão do estágio. Fomos a sala da Coordenadora Regional de Educação de Tefé, a Sra. Zélia Maria Marinho Figueredo, a qual nos recebeu gentilmente. A admissão foi atendida e no dia seguinte começamos a estagiar. A Assistente Social nos explanou sobre sua área de trabalho, a estrutura física da unidade, sua divisão, funcionalidade e fez nossas devidas apresentações aos demais funcionários da instituição.

O período de inclusão durante o estágio na SEDUC foi muito proveitoso, pois foi através das observações feitas que pude realmente perceber o quão significativo e importante é o trabalho do assistente social na área da educação. Partindo dessa premissa, vale ressaltar que a inserção do profissional de Serviço Social neste campo de atuação impõe uma tarefa desafiadora: construir uma intervenção qualificada como profissionais na área da educação que possa contribuir para dar respostas aos anseios e carências dos sujeitos que compõe a comunidade escolar (LOPES et al., 2007,p. 2). Dessa forma, o estágio supervisionado I tem como intenção pôr em prática todo o estudo e metodologia que foi repassado em sala de aula. Tratando de ser um estágio de observação, o acadêmico acompanha o processo junto com o seu supervisor, examinando minuciosamente os tipos de atendimentos como as visitas domiciliares, encaminhamentos, reuniões com estudantes, pais e servidores, culminância de projetos e outros relacionados ao trabalho do assistente social.

Além disso, foi proposta pela supervisora de campo uma elaboração de um projeto que visa beneficiar estudantes com problemas pessoais, que passam por situações conflituosas com o seu “eu” no dia-a-dia. Durante a elaboração do projeto foram realizadas reuniões e rodas de conversa para estimulá-los a eles próprios darem continuidade, fazendo refletirem sobre seus problemas. A intenção do projeto foi levar alegrias às crianças de um abrigo e com esse ato de amor ao próximo os estudantes poderão se conscientizar e entender que seus problemas são menores frente aos problemas de outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com