TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Moral

Trabalho Universitário: Etica Moral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

1) Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional. (Artigo disponível em Material de aula>arquivo)

Hoje em dia saber viver é uma coisa genérica, pois a maioria das pessoas só se preocupa com que a sociedade vai pensar ou seja só com aparências, dinheiro e status social isso é o que mais importa. Uma sociedade baseada em interesses, em comodidade e acima de tudo falsidade. A Ética ficou de lado, a amizade verdadeira foi abandonada, a dignidade existe para poucos, dentre uma multidão se encontrar uma pessoa que saiba reconhecer as outras pessoas pela ética, isso é um verdadeiro milagre.

Saber viver é viver bem consigo mesmo com sua família, sem pensar no que a vida pode lhe oferecer.

Saber viver é ajudar as pessoas sem querer nada de volta.

Saber viver é agradecer a Deus por todos os dias de vida que já passou e pelos que ainda vem a passar.

Saber viver é ser educado com a sociedade em si, mesmo sendo tratado com falta de educação.

Saber viver é ser feliz consigo mesmo, sem pensar no dia do amanhã, é viver o presente intensamente pois o futuro não nos pertence.

Isso é saber viver...

2) Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

A ética em si é um complemento básico da moral, pois é através da ética que devem ser tomadas as decisões sobre o que é certo ou errado, bom ou ruim, tanto para uma pessoa quanto para a sociedade em um todo. Ética é a reflexão sobre o que considerar válido em alguns comportamentos e outros não são a comparação com outras morais, de outras pessoas e culturas.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Aula 02

ATIVIDADE

Escreva entre 5 a 10 linhas por questão.

a) Se for convocado para uma guerra, para defender seu país, estaria procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles seriam considerados “os inimigos”?

Resposta:

No caso, de ser convocado para uma guerra para defender seu país, acho que teríamos a consciência logica de que é matar ou morre, assim por mais que seja um inimigo a função naquele momento é defender seu país com todas as forças. Quando se tem um dever a se cumprir e tem como uma obrigação a honra, tem que fazer as coisas da melhor maneira possível. Em uma guerra, ou o soldado sobrevive ou volta em um caixão para casa que não é uma coisa muito boa de se pesar porem e para tristeza da família, porém para seu país volta como um jovem de honra.

b) Escreva entre 5 a 15 linhas.

“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Os problemas da ética nos aparecem todo dia. Vejamos um exemplo: Subornar um empregado de uma empresa é apenas um problema ético, apenas econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com