TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

jane kely gomes justo gerahard

familia e trabalho na reestruturação produtiva: ausência de politicas de emprego e deterioração das condições de vida

[pic 3]

Rolim de moura

2014

jane kely gomes justo gerahard

   

família e trabalho na reestruturação produtiva: ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos,Sociologia, Ciências políticas e Filosofia.

Professores: Rosane, Sérgio, Wilson e Adir.

Rolim de moura

2014


                                                      SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................................  4

  2. Família e trabalho na reestruturação produtiva: ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida....................................  5

  1. A divisão social do trabalho............................................................................. 5

  2. As relações familiares na contemporaneidade........................................... 6

  3. Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do século xx..............................................................................................................................7

  1. considerações finais............................................................................................ 8

  2. REFERÊNCIAS........................................................................................................9

  1  INTRODUÇÃO

O  presente trabalho tem por objetivo apresentar a divisão de trabalho na sociedade e seu principais aspectos, como o modo em que a sociedade reage com tai mudanças, também será relatado sobre as relações da familia no modo de produção atual e a oportunidade das mulheres no mercado de trabalho.


2  FAMILÍA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

   Para a sociedade familía é muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade, ou seja é a base de tudo. É através da familía  que se descobre o modelo de sociedade em que se vive.

Já a reestruturação produtiva é o termo que inclui o grande processo de mudanças ocorridas nas empresas e principalmente na organização do trabalho industrial , por meio da introdução de inovações tanto tecnológicas como organizacionais e de gestão, buscando alcançar uma organização do trabalho integrada e flexível. É por essas inovações que se exige mais competencia no mercado de trabalho.

2.1  A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

A divisão social do trabalho surge após a Revolução Indútrial, dando inicio a um novo modelo de produção baseada em grandes fabricas.

O termo divisão social pode ser divididas em quatro grupos, cada um com seus fenomenos sociais e forma de produzir bens e serviços, os tais são: divisão social do trabalho; divisão capitalista do trabalho; divisão sexual do trabalho; divisão internacional do trabalho;.

Um dos dois aspectos principais da divisão de trabalho, é a base da estrutura social de produção de mercadorias especializadas, sob as quais são divididas em indústrias, empresas e emprego.

Como uma empresa requer contratar trabalhadores ageis e com experiencias, a própria divisão de trabalho faz com que o trabalhador adquira maior agilidade por executar ações repetitivas. A divisão dos trabalhadores passou a ser executada na separação de trabalho manual e trabalho intelectual, por mais que existice essa divisão, a alienação dos trabalhadores era total (alienação corporal) por excesso de trabalho, pois o trabalhador da manofatura tornava-se propriedade do capital.

2.2   AS RELAÇÕES FAMILIARES NA COMTEPORANEIDADE

A família obtem um papel de suma importancia na organização do sistema social, pois ela é responsável pelo processo de socialização primária das crianças e dos adolescentes. É por meio da família que a vida se estrutura.

Com a modernidade as familias não continuam  sendo  as mesmas,pois a família contemporânea avançam no tempo de hoje atravéz da individualidade social, onde há divórcios, mulheres independentes que avançam no mercado de trabalho e jovens adolescentes independentes. Com tanto individualismo a sociedade busca não se prender em relacionamentos, pois a modernidade touxe com sigo a escolha e liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com