TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

nome do curso

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO..................................................................................................3


2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

2.1 A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO............................................................4

2.2 AS RELAÇÕES FAMILIARES NA COMTEMPORANEIDADE......................5

2.3 MULHER, MERCADO DE TRABALHO E AS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES DO SÉCULO XX...........................................................................6

3 CONCLUSÃO..................................................................................................8

REFERÊNCIAS...................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi feito para adquirir um conhecimento maior do tema: família, como era no passado a sua configuração e como é nos dias atuais, fazendo um trajeto de três tópicos interessante para retratar as mudanças que ocorreu ao logo do tempo.

A primeira é sobre a divisão social do trabalho onde mostra como a mulher era colocada no inicio nesta divisão sendo apenas responsável pelo lar e pelos filhos e o homem chefe da família responsável pelas despesas da casa e que hoje tanto as mulheres como os homens são responsáveis tanto pelas despesas quanto pela criação dos filhos.

Depois vemos na contemporaneidade que vem apresentando o divorcio, taxa de natalidade e a modernidade da sociedade que se hoje vive, trazendo os passos das conquistas e que com as conquistas mudando a vida das mulheres e juntamente influenciando na configuração da família que permanece o mesmo significado, porém de varias maneiras.

Por ultimo as mudanças das mulheres no mercado de trabalho trazendo como foi no período da Guerra Mundial e pós-guerra, depois com desenvolvimento tecnológico, trazendo ate as mudanças dos direitos dentro da lei que tudo foi mudando aos poucos e a beneficiando-as e automaticamente mudando a configuração familiar.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

O homem para sobreviver necessita de fazer varias coisas e com o tempo ele vai aperfeiçoando essas coisas surgindo às vezes mais trabalhos e às vezes menos trabalho no fato que com o desenvolvimento da tecnologia avançou com maquinas que muitas vezes diminui a quantidade de pessoas para fazer a função que a maquina faz com apenas uma pessoa. O animal precisa de pouca coisa para sobreviver a caça para se alimentar e proteger seu espaço contra os predadores. Quantas coisas o homem precisa fazer para se alimentar? Com isso foi criado à divisão social do trabalho, onde pode separar cada pessoa para fazer determinada coisa muitas vezes usada como uma hierarquia!

No passado a divisão social do tipo sexual é a que mostra o começo da divisão do trabalho de uma maneira que aos olhos das mulheres é preconceituosa, a divisão é de duas parte, a mulher era responsável de cuidar do lar e da criação dos filhos e o homem era responsável por trabalhar fora e sustentar a casa com sua remuneração. Assim as mulheres e filhos eram submissos ao chefe da casa, sendo a configuração familiar tradicional no começo como patriarcal vivida por muitos anos desta forma.

As mulheres aos poucos foi adquirindo seu espaço no mercado de trabalho (esta conquista será contada mais detalhada para frente neste trabalho) com isso ela foi se aperfeiçoando profissionalmente e muitas vezes as empresas deram espaço para as vagas ser delas, repercutindo no período uma triste realidade, o desemprego aos chefes de família que nesta época na década de 90 a economia também teve mudanças e a inflação teve queda na taxa.

Esposas e filhas passaram a ser empregadas no mercado de trabalho e com remunerações, passando a não ajudarem apenas nos afazeres domésticos mais também ajudando nas despesas de casa com suas remunerações, tirando assim o papel que era destinado apenas ao chefe de

família na tradicional configuração familiar, o único que mantinha o sustento da casa.

Claro que com essa mudança da divisão social do trabalho, onde os homens dividiam suas inúmeras coisas pra suprir as necessidades do mesmo entre eles, e que as mulheres permaneciam em casa com a prole e a manutenção de cuidados do lar, agora eles dividem com as mulheres os papeis tanto nas despesas da casa que entra dinheiro de ambos quanto nos afazeres de casa, assim a configuração familiar não permanece a mesma, foi cortado o papel de chefe da casa dando espaço para novos tipos de família saindo do tradicional. E permanecendo a disputa por vagas de emprego por ter muitos candidatos a vagas e poucas vagas como permanece ate os dias atuais.

        

2.2 AS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE

No passado família era apenas de uma maneira, o significado e a composição permanecia juntos, a esposa o marido e os filhos, a esposa era a que ficava em casa cuidando da casa e dos filhos, os filhos por sua vez eram sempre acolhidos e criados pela mãe, e por fim o patriarca o único que trabalhava fora o que dava as ordens necessárias e de acordo com sua vontade.

Ao decorrer dos anos a mulher foi crescendo em relação aos direitos de cidadã, deixando de ser só do lar obtendo aos poucos os mesmos direitos que o marido possui, o mundo foi evoluindo com a globalização e assim claro a família mudando junto.

A cada passo que a mulher deu no período do tempo que ficava apenas em casa procriando e criando os filhos ate os dias de hoje foi adquirindo seu espaço! Hoje trabalha, cria os filhos, sendo independente, não tem necessidade de manter um casamento que não há agrada, pois tem o direito ao divorcio sendo um aliado para mudança da família de antes para o atual, sendo cedido através da conquista adquirida com o tempo que através dos pensamentos foi mudando a sociedade atualizou e concordou com o divorcio legalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com