TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

                                CARINA SIQUEIRA DA SILVA

 

            manifestações populares no brasil

   

[pic 3]

CARUARU

2014

                                CARINA SIQUEIRA DA SILVA

manifestações populares no brasil

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Fundamentos Históricos,  Teórico e Metodológicos do Serviço social I, Antropologia, Ética, Política e Sociedade, Formação Social, Política e Econômica do Brasil].

Prof. Gleiton Lima, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi,  Rodrigo Trigueiro.

CARUARU

2014

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO .....................................................................................

01

2

DESENVOLVIMENTO .........................................................................

02

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................

07

4

REFERÊNCIAS ....................................................................................

08


1. INTRODUÇÃO

Em 2013, exatamente no mês de junho ocorreu uma sequência de manifestações populares nas ruas do Brasil.
                       Tudo começou com uma reivindicação a um possível aumento de vinte centavos nas passagens dos ônibus urbanos, aumento esse que ao ser anunciado pelo governo, através da mídia, gerou revolta popular em todos os moradores do estado de São Paulo, até mesmo daqueles que nem utilizam do serviço de transporte público, assim vários protestos se iniciaram, primeiramente reivindicações para o não aumento e para a redução do valor da passagem dos transportes públicos.
                      Com o decorrer dos acontecimentos, novas reivindicações surgiram e a população brasileira começou a exigir muito mais que apenas a redução da passagem e a melhorias dos transportes públicos, o povo queria ser realmente ouvido.
                     Não queriam apenas a redução das passagens, mas à redução da corrupção no país e a melhoria de vida da população.
                     A população está unida com a esperança e o propósito de mudanças. O Brasil é um país rico, porém a desigualdade social é imensa, faltam serviços públicos essenciais e básicos, sobretudo a falta de segurança pública e saúde, que são as piores e a mais alarmantes precariedades em nosso país.

                     A população está se cansando do dito “jeitinho brasileiro”, jeitinho esse que sempre foi utilizado pelos nossos políticos.

                   

.

         

2. DESENVOLVIMENTO

Entra ano e sai ano e são sempre as mesmas promessas, boa educação, hospitais e segurança. Porém no final das contas nem metade dessas promessas ocorrem, e às vezes até nenhuma acontece.

O estado vai ajeitando daqui, empurrando com a barriga dali, e vai enrolando a população. Só que o povo “acordou” e resolveu lutar, e exigir seus direitos, foi às ruas gritar, pedir, reivindicar o que lhe foi prometido durante as campanhas politicas.

Vários “slogans” foram criados e espalhados pela internet, através de sites e de redes sócias, como “O gigante acordou”, “Não é só pelos 20 centavos” entre vários outros.

Pagamos altíssimos impostos para à educação brasileira ficar entre as 35 piores dos países no ranking em 2013, o Brasil esta mais perto dos piores exemplos do mundo do que dos melhores em educação.

Na saúde o descaso também não é diferente, nosso país vive uma situação que podemos chamar de caótica. A população sofre com a falta de atendimento médico adequado, principalmente na rede pública de atendimento “SUS”, situação essa que é estendida até a rede particular, onde mesmo pagando caro, não se tem garantia de bom atendimento. É de pouquíssima qualidade a saúde no Brasil. Várias pessoas morrem em filas a espera de atendimento médico ou remoção para leitos, por falta de vagas.

Outro fator agravante que afeta muito a população brasileira é a trágica situação na segurança pública em todo o país. A falta de recursos públicos nessa área, e de investimento nas carreiras policiais ajuda para o aumento de mortes desnecessárias através de algum tipo de violência.

A população cansou de pagar caro por serviços que são prestados de maneira drástica e às vezes desumana.

Os serviços públicos no Brasil são alvo de repetidas criticas por parte da sociedade mesmo com tributos caros o Brasil tem a pior devolução de impostos arrecadados em serviços públicos básicos, é muito imposto a ser pago e pouco investimento.

A população esta altamente insatisfeita com a alta taxa tributária, o Brasil está entre as 30 nações com os valores maiores do mundo na arrecadação de impostos.

Todos nós pagamos impostos nos serviços públicos, prestados ou não pelo governo, em produtos que tem uma alta carga tributária embutida.

O povo esta cobrando do governo o melhor reaproveitamento do dinheiro público e mostra sua insatisfação através de manifestações populares que tomaram as ruas do país, mas infelizmente nada adiantou para reverter à situação de serviços tão caros, porém sem nenhuma qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com