TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]



Faculdade de Negócios de Belo Horizonte

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Tutor à Distância: Danila Valentim Carlos

Tutora Presencial: Ariane Souza Amorim

A atuação do assistente social nos dias de hoje torna - se fundamental, pois há uma necessidade de desenvolver e construir propostas de trabalho para intervir de acordo com os direitos sociais para a população carente. Em seu campo de atuação o assistente social desenvolve as políticas públicas, e faz a mediação de conflitos para amenizar as desigualdades sociais.

O Serviço Social contribui para reforçar os vínculos familiares, as políticas sociais privadas e públicas,  promover vários programas sociais, e fazer a mediação de conflitos, possibilitando de tal forma uma vida digna às pessoas através da inclusão.

O assistente social muitas vezes é bastante criticado, muitos dizem que ele realiza medidas que são paliativas, mas na verdade ele se preocupa com o bem estar social e busca sempre criar condições que venham a proporcionar uma vida confortável oferecendo dignidade, e igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Um dos desafios que este profissional vive é o de construir propostas de trabalho e preservar os direitos sociais já adquiridos, além é claro de fazer com que estes direitos cheguem a todos os cidadãos e principalmente àqueles que mais precisam e que muitas vezes sequer tem noção de que esses direitos existem ou como proceder para  acessá-los.

É imprescindível que assistente social possua competência para negociar seus projetos junto as instituições e buscar estratégias que possam contribuir para a conquista da assistência.

Na verdade, o que percebemos no dia-dia da sociedade, é que as pessoas carentes se sentem desamparadas e não sabem ao certo como reagir a várias situações adversas, tais como: desemprego, desalojamento, falta de vagas para os filhos nas creches e nas escolas, doenças, violência doméstica, maus tratos a idosos e crianças, drogas, violência nas ruas, falta de moradias invalidez e tantos outras situações que oprimem esses cidadãos e os fazem muitas vezes desacreditar de si mesmos.

A má organização da estrutura social e a má distribuição de renda geradas por pelo atual sistema econômico e político ( capitalismo) fazem com que seja indispensável a ação imediata de um profissional assistente social.

A ação social abrange vários campos: Trabalho, indústria, educação assistência pública e diversas culturas.

Segundo a ética o assistente social deve possuir a responsabilidade de aceitar o cliente e respeitar a sua personalidade como o ser humano. Não se dever ver um usuário como um problema porque o foco deste profissional é à humanização e ele deve estar ali para ajudar a solucionar os problemas daquele usuário e não para o julgar de forma preconceituoso, ou para tentar adaptá-lo a um estereótipo considerado ideal pela sociedade.

Ser assistente social hoje continua sendo um desafio e esta profissão se torna desejável, pois no mundo inteiro e principalmente nos países onde há maiores níveis de desigualdade social há um anseio por justiça. São tantas as desigualdades e tanto sofrimento entre as pessoas que nós como seres humanos conscientes e que tivemos boas oportunidades na vida, nos sentimos na obrigação de ajudar aos nossos "companheiros" ou "irmãos" menos favorecidos.Porém, temos que ter em consciência que muitas das vezes, não é possível agir da forma como achamos que devemos agir e muitas das vezes, mesmo nos dedicando ao máximo, não conseguimos resolver todos os problemas da forma que consideramos ideal,o que não podemos nunca é deixar de lutar a cada dia por um mundo mais justo e com igualdade de oportunidades

O Serviço Social tem definido as suas intervenções em superar as concessões em     emergenciais, dedicando-se a formulações de técnicas e procedimentos que pudessem roupe o seu perfil de voluntario e filantrópico das praticas assistenciais tradicionais fugindo do assistencialismo, buscando a promoção social, e o reconhecimento ao direito social, negando o assistencialismo, mudando a visão da assistência social “de favor” para a cidadania.

A assistência social teve uma  mudança quando surgiu a constituição federal e política social que regulamentou o direito do cidadão brasileiro. Com  esta mudança a assistência social deixou de ser uma ação de imposição de interesse da classe dominante sobre a dominada e passa a ter um caráter de política publica.

As diversas modificações na assistência social tem formado uma concepção de desenvolvimento  na política social do pais, que organiza  os municípios e os estados para efetiva as mudança em nossa sociedade.

Como citado anteriormente, O assistente social vem para garantir a valorização humana através da cidadania. É esperado desse assistente social que tenha habilidades para assumir papéis éticos e compromisso com a sociedade, tem grande foco na saúde e na promoção de projetos sociais que gerem o bem estar social.

O mercado do assistente social vem aumentando gradativamente no Brasil. O Suas gerou impacto no mercado de trabalho criando os centros de atendimentos municipais, além da ampliação de núcleos de atendimento a família e atendimento psicossocial. No setor privado o assistente social pode trabalhar com recursos humanos, no gerenciamento, planejamento estratégico, relações interpessoais, qualidade de vida do trabalhador, treinamentos organizacionais, elaboração ou implementação de projetos, programas de prevenção de riscos sociais entre outras. Porém o assistente social em organizações privadas não terá um bom lucro pois seu trabalho geralmente visa um reforço profissional e a solução de problemas sociais.

O Brasil tem hoje aproximadamente 120 mil profissionais com registro nos 25 Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) e 2 Seccionais de Base. O Brasil é o segundo país em quantidade de assistentes sociais perdendo apenas para os estados Unidos.

Segundo pesquisa realizada o percentual de CRAS nas grandes regiões brasileiras está divida da seguinte forma : Região sul 15%, região norte 8%, região centro oeste 8%, região sudeste 34% e nordeste com 35%. Notamos então que a regiões nordeste e sudeste concentram a maior parte dos CRAS e dos profissionais da assistência social número que vem em constante crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (355.5 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com