TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

Por:   •  25/5/2015  •  Artigo  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................4
2 Desenvolvimento..........................................................................................5
2.1 A importância do Serviço Social hoje e suas tendências............................5
2.2 Paralelo entre: Filantropia, Caridade, Assistencialismo e Serviço Social......6
2.3 Espaços Laborais da Contemporaneidade...................................................8
2.4 O Fazer da Profissão e Algumas Características do Assistente Social ........9
3 CONCLUSÃO.................................................................................................13

REFERÊNCIAS...............................................................................................14


1 INTRODUÇÃO

2 Desenvolvimento

2.1 A importância do Serviço Social hoje e suas tendências.

O Serviço Social como uma profissão inserida na divisão social técnica do trabalho, atua nas múltiplas tensões sociais, cotidianamente enfrentadas pelos assistentes sociais sem seus espaços sócios ocupacionais. Os vínculos conservadores da profissão ainda existentes surge, com o capitalismo que desenvolve a gritante questão social, que nega os direitos dos cidadãos, no caso do Brasil,

O perfil que o assistente social possui na contemporaneidade é uma soma das experiências ao longo de toda a construção histórica desta profissão. O assistente social modifica as sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder ás exigências e ás contradições da sociedade capitalista, no sentido de consolidar uma intervenção na realidade social de forma crítica e criativa e que este processo de intervenção se faz respaldado em projeto ético e político, comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa. Ainda temos muito há avançar para descaracterizar nossas ações da filantropia para ações de afirmação de direitos e implantação e maior radicalização da democracia e cidadania, que nós acadêmicas acreditamos ser o caminho para a construção de “uma nova sociedade.” Na qual possamos contemplar a justiça social e a equidade.
Contudo cabe ao assistente social

ter um olhar crítico da sociedade, buscando as verdadeiras fontes dos problemas para assim saná-los. A criticidade deste profissional faz com que ele se prenda a respostas fáceis e momentâneas, a julgamentos pessoais, de fórum íntimo, cabe a ele, uma busca substancial, essencial, daquilo que aflige a sociedade, para que, assim, se encontre a raiz do problema. O assistente social tem uma obrigação social de lutar contra as injustiças, a falta de direitos, buscando as melhores soluções possíveis para minorar as mazelas sociais.
A importância do serviço social na atualidade pode ser representada pela escassez de programas sociais de cunho emancipatório e pela imensidão de desigualdades sociais que atormentam a vida dos que tem seus direitos negados. O grande desafio deste profissional se encontra em decifrar a realidade por de traz do sofrimento alheio e desenvolver projetos e programas ousados e criativos, almejando soluções rápidas e eficazes na vida cotidiana das pessoas mais carente de forma a inseri-las na sociedade de forma pró ativa, como protagonistas de sua própria historia

Preocupação com a erradicação das causas dos males sociais, defendendo dessa forma uma doutrina que nada há de fazer em termos de reformas estruturais, reduzindo toda ação social á aplicação de paliativos.
Esta pratica é desprovida de teoria, de métodos e técnicas, pois trata-se de uma ajuda momentânea, pontual, não é capaz de transformar a realidade social das comunidades vulnerabilizadas. Um verdadeiro afrontamento ao direito do cidadão.
A Assistência Social pode compará-la com um contraponto ao direito em si, ações qualificadas e caracterizadas pela qualificação promotora de coletividade conforme preconizado na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
E como conta no Art. 1* das LOAS: A assistência social é direito do cidadão e dever do Estado, é política de seguridade social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento ás necessidades básicas.” , possibilitando dessa forma o gozo a cidadania.

Nesta perspectiva ressaltamos, para que haja mudanças na realidade social dos indivíduos excluídos socialmente, é necessário um acompanhamento processual através de programas, projetos e serviços, elaborados de acordo com as necessidades da cada comunidade.
Frente a estas questões pontuadas aqui por nós acadêmicas de serviço social, através de estudos, debates, leituras diversas, torna-se evidente a diferenciação existente entre a filantropia, assistencialismo, caridade e o serviço social, a representação dessa imensa desconjunção é a Constituição Federal que

estabeleceu o serviço social como um direito garantido, sendo este o maior objetivo do assistente social, garantir a dignidade humana.

2.3 Espaços Laborais da Contemporaneidade

De acordo com as pesquisas realizadas entorno do tema, identificamos que o mercado de trabalho do assistente social é hoje muito abrangente, principalmente no setor p
úblico, onde o profissional deve desenvolver projetos entorno das áreas mais carentes de nossa sociedade, alem de poder ser incluído nas diferentes instancias da sociedade governamental ou da sociedade, um exemplo muito citado foi o CREAS (Centro de Assistência Social), onde, abriu-se novas oportunidades de emprego para o assistente social. O setor público, também abrange áreas como a educação, saúde, habitação, onde, há algum tempo já vem se percebendo a crescente necessidade de atuação do assistente social, pois, faz-se necessário a integração de um profissional especializado nesta área, para que se diminua de modo significante as mazelas sociais.
No campo privado há também uma significativa procura por assistentes sociais no intuito de desenvolver projetos que beneficiem tanto a empresa que o desenvolve como a sociedade em seu entorno. Apesar de haver certo interesse comercial, as empresas se vêm obrigadas a desenvolverem ações que colaboram com a vida em sociedade, desenvolvendo projetos e ações correlatas a esse tema.
O terceiro setor é um exemplo crescente de oferta de emprego para os assistentes sociais, sendo exigida uma serie de características dos profissionais, tais como: dinamismo, criatividade, competência, flexibilidade e etc. O trabalho desenvolvido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com