TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I E FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO - PAU DOS FERROS / RN

 DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I E FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

TUTOR EAD: ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES E MARIA CLOTILDE BASTOS

TUTORA PRESENCIAL: ADRIANA CARNEIRO DE OLIVEIRA

DANIEL KENNEDY COELHO MOURA: 2854192480

DANIELLE ELVIRA PESSOA RAULINO: 1709106886

DAMIANA NAIARA GOMES LEITE: 2800749310

ELIZETE MARIA DA SILVA: 2800830039

MARIA JANEINA MAIA: 1709997324

SILVIA DANYELA DE LIMA VIANA: 2268002133

EDIFICAÇÃO TEORICO-METODOLÓGICO DO SERVICO SOCIAL

PAU DOS FERROS/RN

SETEMBRO/2015

[pic 2]

DANIEL KENNEDY COELHO MOURA: 2854192480

DANIELLE ELVIRA PESSOA RAULINO: 1709106886

DAMIANA NAIARA GOMES LEITE: 2800749310

ELIZETE MARIA DA SILVA: 2800830039

MARIA JANEINA MAIA: 1709997324

SILVIA DANYELA DE LIMA VIANA: 2268002133

Desafio Profissional apresentado como requisito avaliativo referente às Disciplinas: Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social I, e Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

PAU DOS FERROS/RN

SETEMBRO/2015

SUMÁRIO

01

INTRODUÇÃO.............................................................................................

04

02

A DIFERENÇA ENTRE OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL DA DÉCADA DE 1980 E OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL CONTEMPORÂNEO....................................................................................

05

2.1 A atuação do Assistente Social na década de 1980 e o Movimento de Reconceituação............................................................................................                  

07

2.2 A atuação do Assistente Social na década de 2000 e as lutas e avanços conquistados pelo Serviço Social como profissão.........................

08

03

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................

09

04

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................

10

1 – INTRODUÇÃO

Este Desafio Profissional propõe mostrar os elementos do amadurecimento teórico-metodológico do Serviço Social. A assistência social ao longo dos anos vem conquistando seu espaço e obteve muitos avanços no seu fazer profissional.

Nesta perspectiva iremos mostrar como atuava o profissional da área na década de 1980 até os anos 2000, as dificuldades enfrentadas para o reconhecimento da assistência social, as transformações dos padrões da mesma que foram tomando direcionamento mais integro. Desta forma resgatar a relação entre o serviço social e movimentos sociais, em defesa de políticas sociais e direitos sociais.

2 – A DIFERENÇA ENTRE OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL DA DÉCADA DE 1980 E OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL CONTEMPORÂNEO.

O Congresso da Virada em 1979 teve uma suma importância para o Serviço Social e também um item de grande valor para o Projeto Ético Político Profissional. Pois marcou profundamente a categoria profissional como um momento de grandes mudanças para a profissão. A partir da década de 1980, institui-se, de modo mais sistemático, o debate acadêmico do Serviço Social, no que se refere à busca de estabelecimento de novas bases para a compreensão do seu passado histórico, das particularidades de sua prática na sociedade marcada por relações de classe, da sua relação com o Estado e com as forças da sociedade civil e de sua posição quanto às demandas sociais, cada vez mais complexa, situado no âmbito da divisão sociotécnica do trabalho. Com o governo Sarney, em 1985 é inaugurado no país a Nova República, marcada pelo aprofundamento do capitalismo monopolista, e estratégias voltadas a enfrentar a pobreza e, ao mesmo tempo, conter a organização popular através de políticas sociais, devido ao agravamento da desigualdade social. A maior parte dos temas de pesquisa dos anos 80, e que prosseguem abordadas nos anos 90, refere-se às políticas públicas na sua interface com o Estado. Exemplo disto é a temática Seguridade Social, a partir de seu marco histórico que é a Constituição Federal de 1988.

Recentemente, vêm avançando as investigações sobre a sociedade civil, os processos de gestão e controle das políticas públicas e o papel dos Conselhos de Direitos. Também ganha ênfase o campo de preocupação relativo aos usuários do Serviço Social, muito embora na sua relação com as políticas públicas. O seu amadurecimento foi na década de 90, período em profundas transformações societárias afetam a produção, a economia, a política, o Estado, a cultura, o trabalho, marcadas pelo modelo de acumulação flexível e pelo Neoliberalismo.

A partir dos anos de 1990, o contexto brasileiro apresentava transformações advindas da reestruturação produtiva, em que foram introduzidas novas formas de produção e de organização no mundo do trabalho, em decorrência, apresentou-se aumento considerável dos serviços, com a consequente inserção dos trabalhadores neste ramo e a diminuição dos operários nas indústrias.

O Serviço Social vê fortalecida sua presença como profissão interventiva na discussão e aprovação de legislação no campo social: o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Orgânica da Assistência Social; no campo específico da profissão: o Código de Ética e a Lei de Regulamentação da Profissão. Em 1993 a regulamentação da LOAS garante maioridade jurídica à assistência social, trazendo-a para o campo do direito com responsabilização do Estado, e expressa a recusa da tradição clientelista, assistencialista e tutelar presente, ainda, em suas ações. Além disso, propõe-se a assegurar financiamento adequado à complexidade das ações de enfrentamento à pobreza, da garantia dos mínimos sociais, do desenvolvimento de ações de prevenção, de proteção e inclusão social e de repensar as ações destinadas à família de baixa renda, que preconizam o caráter intersetorial e o rompimento com a segmentação da família em suas unidades. A nova Lei n.º 9394 de 20 de dezembro de 1996, além de reafirmar o direito à educação, também estabeleceu diretrizes e bases, tendo características básicas de flexibilidade, abertura e inovações importantes para a educação nacional. A aprovação e a regulamentação da LDB de 1996 trouxeram alterações significativas para o ensino brasileiro, pois ampliou a educação, ajustando-a as necessidades sociais, ou seja, o desenvolvimento de habilidades e competências para a inserção do cidadão no mercado de trabalho, trazendo avanços nesta área e promovendo a inclusão das crianças e adolescentes que estavam excluídas do acesso ao ensino público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com