TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Factores E Processos De Aprendizagem

Artigo: Factores E Processos De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de Aprendizagem:

“Construção pessoal, resultante de um processo experiencial, interior à pessoa e que se traduz numa modificação de comportamento relativamente estável.”

A aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Este processo pode ser analisado sob diversas perspectivas, pelo que existem diferentes teorias da aprendizagem.

O processo fundamental na aprendizagem é a imitação (a repetição de um processo observado, que requer tempo, espaço, habilidades e outros recursos). Desta forma, as crianças aprendem as tarefas básicas necessárias para subsistir.

A aprendizagem humana é definida como sendo a mudança relativamente estável do comportamento de um indivíduo como resultado da experiência. Esta mudança resulta da sequência do estabelecimento de associações entre estímulos e respostas. Graças ao desenvolvimento da aprendizagem, os humanos conseguiram alcançar uma certa independência do seu contexto ecológico e podem inclusive alterá-lo de acordo com as suas necessidades.

Tipos de Aprendizagem

A pedagogia estabelece diferentes tipos de aprendizagem:

A aprendizagem receptiva (o sujeito compreende o conteúdo e reproduz o mesmo, mas não descobre nada), a aprendizagem por descoberta (os conteúdos não são recebidos de forma passiva, a menos que sejam reordenados para se adaptar ao esquema cognitivo), a aprendizagem repetitiva (produzida quando se memorizam os conteúdos sem os compreender nem os relacionar com conhecimentos prévios) e a aprendizagem significativa (sempre que a pessoa relaciona os seus conhecimentos prévios com os novos e os dota de coerência relativamente à sua estrutura cognitiva).

Tarefas de Aprendizagem

A aprendizagem, enquanto acção educativa, realiza-se, no educando, através de tarefas que lhe são propostas ou que ele próprio se propõe.

Para isso precisamos de adquirir conhecimentos, de cultivar atitudes, de aprender a tomar decisões e de desenvolver capacidades motoras, cognitivas, linguísticas e de relacionamento social.

As tarefas de aprendizagem segundo Benjamim Bloom, dividem-se em três grandes grupos:

Domínio Psico-motor – São as tarefas que levam ao desenvolvimento e aplicação de capacidades psico-motoras;

Domínio Cognitivo – São as tarefas que levam à aquisição de informações, ao desenvolvimento de capacidades e estratégias cognitivas e à sua aplicação a situações novas; e

Domínio Afectivo – São as tarefas que têm como objectivo um ajustamento pessoal, a descoberta do sentido profundo das acções e dos acontecimentos, o desenvolvimento de atitudes e interesses e a aquisição de valores.

Perspectivas Actuais sobre o Ensino e a Aprendizagem

Num processo de ensino/aprendizagem há a considerar um professor/educador que cria condições de aprendizagem e os alunos/educandos que se movem no contexto das condições criadas. Para estabelecer estas condições o professor pensa nos objectivos do seu ensino em termos do que vai ensinar e como vai avaliar; pensa, em seguida, nas estratégias de ensino/aprendizagem:

• Como motivar os alunos;

• Como mantê-los interessados;

• Como explicar o assunto;

• Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com