TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família e trabalho na reestruturação produtiva: Ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida.

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

2 A NOVA CONFIGURAÇÃO FAMILIAR ..................................................................2

2.1.1 CONCEITO ........................................................................................................2

2.1.2 CONTEXTO HISTÓRICO ..................................................................................2

2.1.3 FAMÍLIA E TRABALHO .....................................................................................3

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................4

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................5



  1. INTRODUÇÃO

As famílias vêm desenvolvendo uma nova configuração nessa nova era contemporânea, pois o pai que era o único provedor da família passa a dividir a responsabilidade com a mãe. O Estado é o principal vilão, pois não oferece condições adequadas para que o pai possa desenvolver o seu papel na família, contribuindo assim para que muitas famílias fiquem refém da pobreza, pois a renda familiar diminui e o desemprego cresce.

Portanto, é preciso entender o conceito do que é uma família e seu contexto histórico para que possamos, depois, identificar a problemática da deterioração das condições de vida familiar e sobre que políticas públicas e de empregos precisam ser criadas para amenizar esse problema que assola todo o mundo.


  1. a nova configuração familiar

2.1.1 CONCEITO

 

A família é estruturada por um conjunto de indivíduos que interagem de forma regular e recorrente. Desta, forma a família assume uma estrutura característica. Por estrutura entende-se,

“Uma forma de organização ou disposição de um número de componentes que se inter-relacionam de maneira específica e recorrente” (WHALEY e WONG, 1989; p. 21)

A base familiar é composta, inicialmente, por um casal, que pode ser ampliada, ou não, por filhos.

2.1.2 CONTEXTO HISTÓRICO

O conceito de família nasce na Roma Antiga, para designar um novo grupo social que surgiram na época entre as tribos latinas. No direito romano, a família natural se constituía, basicamente, de pais e filhos.

Cada membro da família desempenhava o seu papel. O pai tinha como principal função de mantenedor e provedor do lar, a mãe de cuidar dos trabalhos domésticos e educar os filhos e, por fim, os filhos o de serem educados a exercerem, futuramente, o seu papel na sociedade e em seu lar.

As atribuições que são implícitas a cada membro da família, perduraram por vários séculos e, ainda, serve de base para a atualidade. Entretanto, há uma nova configuração que está promovendo uma reestruturação familiar, chamada de ‘nova família contemporânea’.

2.1.3 FAMILIA E TRABALHO

O pai, principal provedor da família, em um contexto geral, está cada vez mais difícil de arcar sozinho com as despesas do lar. A alta taxa de desemprego, a deterioração da renda familiar e a alta exigência do mercado de trabalho, são fatores contribuintes para que haja uma grande inserção de famílias na camada social da pobreza e a deterioração das condições de vida. Desta forma, o homem deixa de ser o único provedor do lar, dividindo esse papel com a mulher, na família. Assim, cada vez mais as mulheres estão ingressando no mercado de trabalho, a fim de contribuir com a renda familiar. Então, é necessário que, nessa situação, a mulher busque contribuir com o aumento da renda para que a família não sofra com a pobreza e suas mazelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com