TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia, Matemática E

Ensaios: Filosofia, Matemática E. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 14

APS

“Atividades Práticas Supervisionadas”

1º semestre – 2013

“Filosofia, Matemática, Física e o pensamento cientifico”

Integrantes

Ícaro Givago – RA: B8098B-4

João Kleber – RA: B75197-5

Sergio Vieira – RA: B768BC-7

Thiago R. Conrado – RA: B778CA-3

SUMÁRIO

1. BIOGRAFIAS

1.1. Pitágoras..............................................................................................2

1.2. Sócrates...............................................................................................5

1.3. Isaac Newton.......................................................................................8

2. IDÉIAS, TEORIAS e LEIS

2.1. Pitágoras............................................................................................12

2.2. Sócrates.............................................................................................13

2.3. Isaac Newton......................................................................................14

3. ANÁLISE MATEMÁTICA DA FUNÇÃO

0,4 20

0,8 40

1,2 60

1,6 80

2 100

2,4 120

50,00

3.1 2ª lei de Isaac Newton...................................15

4. IMPACTOS PRODUZIDOS

4.1. Pitágoras...........................................................................................17

4.2. Sócrates............................................................................................18

4.3. Isaac Newton....................................................................................19

5. CONCLUSÕES

5.1. Dissertação do efeito do trabalho.....................................................21

6. BIBLIOGRAFIA

6.1. Bibliografia geral do trabalho............................................................23

1. BIOGRAFIAS

1.1. Pitágoras – Primeiro matemático puro.

Foi um matemático grego, tendo sido também líder religioso, místico. Embora não se tenha documentos históricos escritos do próprio. Na verdade, o problema da existência de Pitágoras, se deve, por um lado, ao fato de que dele não restou sequer um fragmento escrito e, de outro fato, o de que muito cedo sua vida foi envolta em aspectos lendários (filho de Apolo, teria recebido a filosofia por uma revelação divina seria dotado do dom da ubiquidade, estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo). Ainda assim os impactos da influência do que foi e fez, são marcantes até nos dias de hoje.

A ordem pitagórica foi politicamente ativa e chegou a ter o poder em Crotona (província de Crotone, região da Calábria com pouco mais de 60mil habitantes.). Um rico aristocrata, Quílon, desejoso de participar do poder, pretendeu entrar na ordem, mas foi recusado. Acabou depois tomando-o pela força.

Aristóteles escreveu: os assim chamados pitagóricos, tendo dedicado às matemáticas, foram os primeiros a faze-la avançar. Nutridos por ela, acreditam que o princípio das matemáticas é o princípio de todas as coisas. A respeito de outras citações, Platão também a teria feito.

A famosa escola pitagórica, que embora tivesse fundamento religioso, inevitavelmente se envolve com a política. As comunidades pitagóricas se espalharam pela Grécia, alcançando Arento, Metaponto, Sibaris, Régio, Siracusa e outras.

Atribui-se a Pitágoras a ideia de aumento da sabedoria graças a regras de vida baseadas no silêncio, no isolamento e na abstinência sexual, abstinência de certos alimentos, como carnes, bebidas fortes, etc. Ainda hoje muito de suas crenças são como que um legado nos fundamentos de várias religiões com forte influência em grande parte da humanidade.

Pela primeira vez a matematização do universo concebida pelos pitagóricos lhes permitiu explicar a origem de todas as coisas por um processo regulado e inteligível de delimitações do uno primordial ilimitado segundo proporções que diferenciam os opostos e os dispõem numa ordem racional. Dessa maneira, o pitagorismo pôde introduzir como um todo o rigor a ideia de ordem ou de cosmos porque determinou o operador da ordenação – o número, a forma da ordenação – proporção – e o efeito da ordenação – concordância e harmonia dos contrários governados pelas mesmas leis racionais. Os impactos desta “crise matemática” pode ter contribuído para o desaparecimento de sua escola. Porém nunca de seus ensinamentos principais, retomados dois séculos depois por Platão, sábio e filósofo. Nasceu em Samos, uma ilha grega na costa marítima do que hoje é a Turquia. Viajando a Mileto, uma cidade grega 50 quilômetros a sudeste de Samos, aprendeu Matemática com Tales (624-546 AC), considerado o fundador da Matemática grega. Segundo antigos historiadores, Pitágoras viajou para o Egito e para a Babilônia, onde é provável que tenha se encontrado com o profeta Daniel. É provável também que Pitágoras tenha estudado na Índia. Sua crença na reencarnação talvez tenha origem indiana. Um de seus contemporâneos é Buda, e é provável que Pitágoras e Buda tenham se encontrado. Em torno de 525 AC Pitágoras mudou-se para Crotona, uma cidade ao sul da Itália, onde fundou a Ordem (Escola) Pitagórica. Casou-se com Teano, provavelmente a primeira mulher matemática da história.

O termo Escola Pitagórica se refere a uma escola filosófica no sentido histórico cuja existência se prolongou por mil anos desde sua fundação. O modo de vida e as doutrinas atribuídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com