TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social III

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.991 Palavras (12 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

EAD PÓLO POA- MOINHOS

Serviço Social

                     Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social III

Aline Lopes Baldez- Ra 448720

Andréa Cury de Freitas- Ra 8346776062

Graciella Pinheiro Stuermer- Ra 448455

Maria de Lourdes Salvador Nunes- Ra 434354

Marion Freitas Brilhante- Ra 422269

                                                   Atividade Prática Supervisionada

                                                              Artigo Cientifico

Tutor: Prof.ª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Porto Alegre, 07 de Novembro 2014.

AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE.

Aline Lopes Baldez, Andréa Cury de Freitas, Graciella Pinheiro Stuermer,

                                                                                       Maria de Lourdes Salvador Nunes, e Marion Freitas Brilhante.

RESUMO

Para produzir um artigo científico que demonstre uma sequência de ideias, reflexões e críticas a respeito das possibilidades de atuação do Assistente Social no mundo contemporâneo, utilizou se de diversos métodos de pesquisa, com livros, artigos, documentos oficiais e sites institucionais. Para conhecer os mercados de trabalhos dos Assistentes Sociais, tanto nos setores privados e públicos quanto no terceiro setor, além de pesquisas em diversas fontes acima descritas produziu se também uma tabela, que ilustra diversos dados acerca das condições de trabalho do profissional da área da Assistência Social. Com isto, podemos afirmar que o presente artigo amplia e estrutura a visão teórica sobre a atuação do Assistente Social contemporâneo , auxiliando na compreensão das relações existentes entre o Serviço Social e a filantropia e, ainda  possibilita o avanço do conhecimento da dinâmica do mercado de trabalho em relação as atuações que o profissional pode ter na atualidade.

Palavras Chaves: Serviço Social, filantropia e mercado de trabalho.

SUMMARY

To produce a paper that demonstrates a sequence of ideas, thoughts and criticisms about the possibilities of action of the Social Worker in the contemporary world, was used several research methods, with books, articles, official documents and institutional sites. To know the job markets of Social Workers, both in the private and public sectors and in the third sector, and research on various sources described above also produced a table that shows various data about the conditions of work of the Health Care Professional Assistance social. With this, we can say that this paper extends the structure and theoretical insight into the performance of contemporary social worker, assisting in understanding the relationship between social work and philanthropy, and enables the advancement of knowledge of the dynamics of the labor market regarding the actions that professionals can take today.

KEY WORDS: social work, philanthropy and the labor market


Sumario

INTRDUÇÃO..............................................................................................................pagina 05

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE.....................pagina 06

FILANTROPIA, ASSISTENCIALISMO E SERVIÇO SOCIAL..........................pagina 08

DINÂMICA DO MERCADO DE TRABALHO NA ATUALIDADE PARA

O SERVIÇO SOCIAL................................................................................................pagina 09

CONCLUSÃO.............................................................................................................pagina 12

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................pagina 13


INTRODUÇÃO.

Com objetivos de conhecer as possibilidades de atuação do Assistente social no mundo contemporâneo, o presente artigo apresenta temas como: a importância do Serviço Social nos dias de hoje, filantropia, assistencialismo, dinâmica do mercado de trabalho na atualidade e demandas atuais do trabalho envolvendo o serviço social, com base em pesquisas realizadas em livros e documentos oficiais, artigos e sites institucionais, além da bibliografia sugerida nesta ATPS.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE.

Nos dias atuais os assistentes sociais percorrem um longo caminho, Caminho cheio de obstáculos, de desafios, de superações!

No início dos anos 1930, quando se dá o início do processo de industrialização e urbanização em nosso país, nossa profissão encontrava-se sob o poder da burguesia dominante, a Igreja Católica e o Estado. Nesta época ainda não havia o reconhecimento desta profissão, era tratada como caridade. As classes menos favorecidas desconheciam seu poder e não lutavam pelos seus direitos. Foi nesse momento que os assistentes sociais, deram o primeiro passo para que as classes operárias começassem a entender a sociedade da exclusão. O governo por sua vez tentava retrair as manifestações populares e o avanço do comunismo. Só a partir de 1953 é que de fato a profissão de Assistente Social foi reconhecida, e regulamentada em 1957. A partir de toda essa etapa de consolidação da profissão até os dias atuais os assistentes sociais, ainda, continuam passando por processos de aperfeiçoamento da continuidade do trabalho exercido pela profissão. Os Assistentes Sociais tendem a estar apart dos acontecimentos em nosso país, até mesmo por termos que sempre estar inovando projetos que buscam melhorias e diminuição de mazelas da sociedade brasileira, sempre em busca de transformação social.

O Assistente Social de lá para cá ainda continua lutando, houve muitos avanços, mais a profissão ainda continua na busca pela garantia dos direitos humanos e contra a exclusão.

O Serviço Social na contemporaneidade e no mercado de trabalho, dos anos 1990 até os dias de hoje, nos mostra um novo quadro de uma nova ordem mundial, e neste fim de século, onde temos que dar conta das novas exigências das conciliações dos projetos formativos de uma história, como dar início a uma densidade de informações relativas a sociedade. De nosso convívio social, há uma aposta nas lutas sociais com tendência a informações e direitos da população. O assistente social tem como objetivo estar sempre informado sobre mudanças vivenciadas nas expressões da questão social em nosso país, não só como vítimas da exploração e da exclusão social, mas também como profissionais que lutam por melhorias de uma sociedade que na maioria das vezes é explorada pelo poder sócio político. E como a história do Serviço Social nos mostra nesses longos anos de trajetória as mudanças que foram acontecendo gradativamente, dando continuidade até os dias atuais, os projetos de diminuição de desigualdades que tem a maior abrangência na sociedade com melhorias de projetos e intensificando nosso trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (261.9 Kb)   docx (107.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com