TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENÊRO NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

GENÊRO NAS RELAÇÕES SOCIAIS

SERRA TALHADA – PE

2014

  • Trabalho entregue ao curso de bacharelado em Serviço Social, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada – FACHUSST, Autarquia Educacional de Serra Talhada – AESET, como requisito para obtenção de nota e conhecimentos na disciplina de Gênero nas Relações Sociais.
  • Professora: Suéllem Bezerra.

SERRA TALHADA – PE

2014

MULHER, CLASSE E TRABALHO

        Há muito tempo em que a mulher é, de certa forma, considerada como inferior ao homem, no que diz respeito ao trabalho. Por uma questão social, que vem de muito tempo atrás, ela era vista apenas para efetuar trabalhos domésticos, que são aqueles serviços feito no âmbito familiar. Em razão disso, apesar das mulheres estarem ganhando espaço no mercado de trabalho, elas ainda sofrem bastante para chegar em um cargo de destaque, uma vez que ainda existe bastante preconceito com relação a elas. Diante dessa realidade, é também notável que quanto mais baixa a classe social delas, torna-se bem mais difícil conseguir um espaço no trabalho assalariado.

MULHER E MOVIMENTOS SOCIAIS

        Tendo em vista que a mulher, ao longo da historia, vem sendo injustiçada no que se refere aos direitos que lhes são tirados, então foi criado o feminismo que é um movimento social que defende a igualdade entre homens e mulheres em todos os campos, já que elas não são vistas como iguais aos homens, ganhando menos que eles e ainda se deparem com outras dificuldades no seu dia a dia. Entretanto elas vem, cada vez mais através de movimentos sociais, reivindicando por melhorias de vida, lutando por seus direitos.         

MULHER E POLITICAS PÚBLICAS

        As Politicas Públicas direcionadas as mulheres tem como objetivo vencer as desigualdades entre homens e mulheres, criando ações que combatem todo tipo de desrespeito a mulher. Assim, os movimentos feministas vem conquistando muitas vitorias a favor das mulheres, fazendo valer seus direitos. As politicas públicas devem garantir, em sua implementação, o acesso aos direitos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais para todas as mulheres.

MULHER E VIOLÊNCIA

        Existem varias formas de violência contra as mulheres, exemplo, violência física, psicológica, sexual, moral e outras mais. Sabe-se que milhares de mulheres são vitimas de algum tipo de violência, no entanto, para que isso seja combatido, existem leis que coíbem atos de violência contra as mesmas. Portanto é preciso denunciar esses atos cruéis que ainda é uma terrível realidade.

MULHER, SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS

        É um direito da mulher dispor de uma boa saúde, viver sua sexualidade livremente como preferir, tendo o direito de escolha, além disso, deve ter direitos a reprodução escolhendo optar ou não por ter filhos e como tê-los. É importante ressaltar que a mulher, para dispor desses direitos, tem de ser orientada e ter acesso as informações e politicas publicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com